Últimas notícias:

Loading...

‘Projeto Trilhar’ de Ribeirão Pires lança neste sábado clipe em homenagem à tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O “Projeto Trilhar” lançará neste sábado (01/05) o vídeo da música “Ave Verum Corpus”, obra do compositor W. A Mozart. A ação celebra a tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar, em Ribeirão Pires, não realizada este ano por conta das medidas restritivas em combate à pandemia da Covid-19. O vídeo estará disponível nas redes sociais (Facebook e Instagram) da Prefeitura.

Crédito: Foto: Divulgação Prefeitura De Ribeirão PiresClipe é resultado de trabalho realizado nas oficinas gratuitas de Produção Musical da cidade, em parceria com a Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires. Foto: Divulgação Prefeitura De Ribeirão Pires.

O clipe é resultado de trabalho realizado nas oficinas gratuitas de Produção Musical da cidade, em parceria com a Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires, sob a coordenação dos professores Demétrio Montealegre e Marcos Lozano, e direção de Davi Filho. O “Projeto Trilhar” é uma ação da Prefeitura de Ribeirão Pires, em parceria com o Estúdio Versax, que estimula a economia criativa no município. Além das oficinas gratuitas de produção musical, pelo projeto são oferecidas aulas de dublagem, suspensas neste momento de pandemia.

“As atividades culturais presenciais seguem suspensas, por isso, não pudemos realizar a tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar. A Escola Municipal de Música e o Projeto Trilhar tiveram a sensibilidade de elaborar esse vídeo, para marcar a data que seria o encerramento da festividade, bem como é comemorado o Dia do Trabalhador”, explicou Claurício Gonçalves Bento, secretário da SEJEL. “Estamos utilizando plataformas virtuais para facilitar o acesso às atividades culturais realizadas na cidade”, finalizou.

Composta originalmente para coro, “Ave Verum Corpus” foi interpretada – como medida de segurança – por quarteto de cantores, representando o naipe de sopranos, mezzo sopranos, tenores e baixos, sendo: Raquel Paulin (Soprano) e Marcus Auros (barítono) – ambos convidados, Daniel Umbelino (tenor) e Marcia Umbelino (mezzo soprano) – professores da Escola Municipal de Música da cidade; além dos músicos e também professores da escola, Danilo Alves (violino); Thais Casemiro (violino); Alline Góis (violoncelo); e músico convidado Renan Sardelari (viola).

A obra “Ave Verum Corpus” integra as últimas obras sacras compostas por Mozart. Foi escrita no ano de sua morte e executada pela primeira vez em 1791, na Igreja Paroquial de Baden, próximo à Viena. A composição foi criada em período próximo à construção da Capela do Pilar – erguida em 1714, em Ribeirão Pires.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe:

Tags: #Música