Ribeirão Pires ganha 66 obras de arte do Instituto Itaú Cultural
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias, por meio do Departamento de Patrimônio, foi uma das 20 instituições eleitas em todo o Brasil para receber obras do acervo do Instituto Itaú Cultural. Os bens foram disponibilizados por meio de edital e a Pinacoteca foi contemplada, ao todo, com 66 obras de arte, que foram entregues nesta quarta-feira, dia 1° de junho, no Centro de Exposições e História “Ricardo Nardelli”.
O Instituto Itaú Cultural deu início a seleção em novembro de 2021 e, para isso, levou em consideração o tipo de acervo da Pinacoteca e o cumprimento de normas técnicas da área de museus, como estar em dia com o CNM (Cadastro Nacional de Museus) e a ReNIM (Rede Nacional de Identificação de Museus).
- Ribeirão Pires terá Natal Mágico com desfile, shows e decoração especial
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Coletivo Menelão apresenta “TREINALHAÇO – a competição de quem erra mais” em Ribeirão Pires
- FLIRP24 terá lançamento de livros e promoverá 18 autores independentes em Ribeirão Pires
Atualmente, a Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias, disposta no prédio da Escola de Artes de Ribeirão Pires (EMARP), está passando por processos de reforma e tem previsão de ser entregue no segundo semestre de 2022. Durante este período, as novas obras serão expostas, após inspeção, no Centro de Exposições e História “Ricardo Nardelli”, na Câmara Municipal e no casarão histórico, disposto no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco.
“Ribeirão Pires faz parte de um seleto grupo de 20 selecionados em um universo de 3905 museus e isso nos deixa muito motivados a investir mais em turismo cultural, que é um dos compromissos do Governo Clovis Volpi. Não foi necessário gastar nada do Tesouro e a doação vem em um bom momento”, declarou o secretário de turismo, Amigão D’orto.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram