Últimas notícias:

Loading...

Saraus online de RicoChoro ComVida estão disponíveis no Youtube

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O projeto maranhense RicoChoro ComVida  teve saraus gravados neste mês, já que as apresentações na Praça estão suspensas devido a pandemia do Covid-19. Os vídeos estão disponíveis no Youtube.

Desde 2016 RicoChoro ComVida na Praça é realizado em São Luis (MA) e envolve artistas locais e de outros estados da música instrumental brasileira. Como as apresentações ao vivo estão suspensas, os saraus foram gravados e transmitidos pela TV Guará com patrocínio da Lei Aldir Blanc, cujos recursos no Maranhão são administrados pela Secretaria de Estado da Cultura.

Conduzidas em formato de talk show pelo apresentador Ricarte Almeida Santos, as três apresentações trazem tudo aquilo ao que os espectadores já estão acostumados: o diálogo entre o Choro e outras vertentes da música popular brasileira, incluindo ritmos da cultura popular do Maranhão, o diálogo entre gêneros e gerações, e a acessibilidade cultural, com tradução simultânea em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Sobre Ricarte Almeida Santos

Ricarte Almeida Santos é Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão; é especialista em Gestão Cultural pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais  Aplicadas e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão;

É radialista e produtor cultural produz e apresenta, há 30 anos, o programa “Chorinhos e Chorões”  da Rádio Universidade FM; como pesquisador e gestor cultural, idealizou e desenvolveu, de 2007 a 2010, o projeto “Clube do Choro Recebe”, cuja proposta foi possibilitar o intercâmbio do gênero Choro com a diversidade musical do Maranhão; com  este mesmo objetivo, idealizou e coordena, desde 2016, o projeto RicoChoro ComVida na Praça, iniciativa incentivada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado do Maranhão que leva saraus de Choro e outras musicalidades às praças públicas de São Luís, envolvendo artistas da cena local e nacional da música instrumental brasileira.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe: