Entenda por que, talvez, você sofra da condição
saúde
A intolerância à lactose é a dificuldade do organismo em digerir o açúcar do leite. Afeta até 70% da população mundial, causando sintomas leves ou graves.
saúde
Dores abdominais, inchaço, gases, diarreia, náusea e até perda de peso podem surgir minutos ou horas após consumir leite ou derivados. Fique atento aos sinais do corpo!
saúde
A intolerância ocorre pela falta de lactase, enzima que processa a lactose. Sem ela, a substância fermenta no intestino grosso, gerando desconfortos como gases e retenção de líquidos.
saúde
Produzida no intestino delgado, a lactase transforma a lactose em glicose e galactose, facilitando sua absorção. Sem ela, o corpo não processa adequadamente os alimentos lácteos.
saúde
A redução da lactase pode ser genética ou ocorrer com o envelhecimento. Sem a enzima, a lactose chega ao intestino grosso intacta, causando os sintomas desagradáveis.
saúde
Um médico pode solicitar testes como exclusão alimentar, hidrogênio expirado ou genético para confirmar o diagnóstico. É simples e essencial para ajustar sua dieta.
saúde
Esse exame mede o hidrogênio no ar expirado após ingerir lactose. Quando o nível aumenta, indica fermentação no intestino, confirmando a intolerância.
saúde
Com um diagnóstico correto, é possível ajustar a dieta e evitar os desconfortos. Identificar alimentos adequados garante qualidade de vida e bem-estar.
saúde
Entender a intolerância à lactose ajuda a controlar sintomas e melhorar a saúde. Com orientação, é possível conviver bem e desfrutar de uma alimentação equilibrada.
saúde
Quer saber mais sobre 7 indícios de intolerância à lactose? Arrasta pra cima!