Cigarro eletrônico aumenta risco de problemas nos dentes

Quase três milhões de brasileiros consomem cigarros eletrônicos, segundo o IPEC

saúde

Entre 2018 e 2023, o uso de cigarros eletrônicos no Brasil aumentou 600%. Apesar disso, evidências mostram os riscos desses dispositivos para a saúde.

saúde

Por falta de regulamentação, não se sabe o que há nos vapes. Segundo especialistas, seus danos bucais podem até superar os do cigarro tradicional.

saúde

Estudo da JAMA aponta: quem usa celular por mais de 2 horas diárias tem 10% mais chances de apresentar sintomas de TDAH. Um alerta para o estilo de vida moderno.

saúde

Vapes causam gengivite, periodontite e cáries atípicas, especialmente nos dentes frontais, devido ao contato direto com o vapor adocicado.

saúde

Vapes podem causar candidíase, irritações na boca e garganta, e até perda dentária, alerta Leticia Bezinelli, cirurgiã-dentista do Hospital Albert Einstein.

saúde

A xerostomia (boca seca) causada pelos vapes reduz a saliva, essencial no controle de bactérias. Isso eleva o risco de cáries e doenças periodontais.

saúde

Apesar de proibidos no Brasil pela Anvisa desde 2009, vapes são vendidos amplamente, especialmente para adolescentes, com aromas atrativos.

saúde

Nos vapes, a falta de parâmetro como "número de maços" faz usuários consumirem níveis de nicotina até maiores que no cigarro tradicional.

saúde

Estudo revela que 1 em cada 4 brasileiros de 18 a 24 anos já usou vapes. A falta de legislação contribui para o consumo crescente entre jovens.

saúde

Quer saber mais sobre como o cigarro eletrônico aumenta risco de problemas nos dentes? Arrasta pra cima!