A criança ou adolescente com esse distúrbio tem dificuldade em seguir regras
saúde
Além de TDAH e autismo, o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) afeta muitas crianças. É marcado por comportamento persistente e hostil, especialmente contra autoridades.
saúde
O TOD é comum em crianças e adolescentes, levando-os a desobedecer e desafiar figuras de autoridade, como pais e professores, de maneira intensa e constante.
saúde
As causas do TOD são complexas e incluem fatores genéticos, psicológicos e ambientais, sendo comum em contextos familiares com padrões negativos.
saúde
Crescer em ambientes com conflitos, falta de limites e regras claras pode contribuir para o desenvolvimento do comportamento desafiador em crianças.
saúde
Explosões de raiva, rebeldia contra regras, recusa em seguir instruções e baixa tolerância à frustração são alguns sinais do TOD. Fique atento a esses comportamentos.
saúde
O diagnóstico inclui entrevistas com os pais e observação do comportamento da criança. Questionários ajudam a distinguir o TOD de outros transtornos, como o TDAH.
saúde
No tratamento, pais aprendem estratégias eficazes para influenciar positivamente o comportamento dos filhos, promovendo limites claros e positivos.
saúde
Na terapia, a criança aprende a lidar com frustrações e a desenvolver habilidades sociais, controle emocional e resolução de problemas, ajudando no seu desenvolvimento.
saúde
Professores e familiares têm papel importante no tratamento, promovendo o comportamento positivo. O comprometimento de todos é fundamental para o sucesso do tratamento.
saúde
Quer saber mais sobre o que é o Transtorno Opositivo Desafiador? Arrasta pra cima!