Hábito comum que contribui para o Alzheimer

Cientistas australianos analisaram que um costume bastante comum pode ter consequências drásticas para saúde

saúde

Cientistas alertam que cutucar o nariz pode aumentar o risco de Alzheimer. A ação facilita o acúmulo de proteínas ligadas à doença, segundo estudo com camundongos.

saúde

Realizada na Universidade Griffith, o estudo ligou o hábito ao acúmulo de proteínas no cérebro, associadas à perda de memória causada pelo Alzheimer.

saúde

Cutucar o nariz pode danificar o epitélio nasal, permitindo que bactérias nocivas entrem no cérebro e desencadeiem respostas que imitam o Alzheimer.

saúde

Os cientistas investigaram a bactéria Chlamydia pneumoniae, que pode causar pneumonia e foi encontrada em cérebros de pacientes com demência tardia.

saúde

Essa bactéria usa o nervo entre a cavidade nasal e o cérebro como caminho, invadindo o sistema nervoso central quando há danos no nariz.

saúde

Ao ser invadido, o cérebro dos camundongos produziu mais proteínas beta-amiloides, associadas ao desenvolvimento do Alzheimer.

saúde

Nos testes, a Chlamydia pneumoniae invadiu o sistema nervoso dos camundongos em 24 a 72 horas. O risco para humanos ainda precisa ser estudado.

saúde

Para evitar danos internos no nariz, os especialistas sugerem não cutucar o nariz ou aparar pelos nasais de forma agressiva.

saúde

Embora a bactéria também esteja presente em humanos, ainda não se sabe como ela chega ao cérebro. Pesquisas futuras buscarão confirmar esse mecanismo.

saúde

Quer saber mais sobre o hábito comum que contribui para o Alzheimer? Arrasta pra cima!