A prática de tomar sol logo ao acordar pode promover noites de sono mais profundas e restauradoras
saúde
A qualidade do sono está ligada aos hábitos ao acordar. Expor-se à luz solar pela manhã é uma prática recomendada por especialistas como Andrew Huberman, impactando o ritmo biológico.
saúde
A luz matinal regula hormônios essenciais como o cortisol, que garante energia e disposição, e a melatonina, que prepara o corpo para o descanso. Além disso, melhora humor e concentração.
saúde
O ideal é se expor entre 30 a 60 minutos após acordar e também no fim da tarde. Luz natural direta é mais eficaz que luz artificial ou luz vista através de janelas.
saúde
A luz matinal equilibra o ritmo biológico, melhora o sono e favorece a produção de hormônios benéficos. Poucos minutos ao ar livre já fazem a diferença para o corpo e a mente.
saúde
A exposição ao sol melhora bem-estar metabólico, função hormonal e equilíbrio emocional. Segundo Huberman, esse hábito simples promove energia e saúde geral ao longo do dia.
saúde
Luz artificial antes de dormir pode interferir na produção de melatonina, dificultando o sono. Prefira ambientes com iluminação baixa e relaxante à noite.
saúde
Celulares e computadores emitem luz azul que desregula o ritmo biológico. Limitar o uso de telas à noite ajuda a preparar o corpo para um sono mais tranquilo.
saúde
Manter horários regulares para dormir e acordar ajusta o ciclo circadiano e garante um descanso profundo. Rotinas consistentes são fundamentais para o bem-estar.
saúde
Atividades como meditação ou leitura ajudam a desacelerar à noite. Adotar hábitos de relaxamento, junto à luz solar matinal, melhora o sono e promove equilíbrio geral.
saúde
Quer saber mais sobre o hábito pelas manhãs que é essencial para dormir melhor? Arrasta pra cima!