cientistas se concentraram em entender os benefícios da caminhada como uma estratégia preventiva para a lombalgia
saúde
Estudo da Lancet revela que caminhar regularmente reduz dores na lombar e pode dobrar o tempo sem recaídas, transformando um hábito simples em grande aliado para a saúde.
saúde
Cerca de 70% dos que sofrem de dor lombar têm recaídas em 1 ano. Caminhar regularmente pode mudar isso, fortalecendo o corpo e prevenindo novas crises, segundo pesquisa com 701 adultos.
saúde
Participantes que caminharam 130 min/semana relataram o dobro de dias sem dor lombar, comparado aos sedentários. Bastam 3 a 5 sessões semanais para sentir os benefícios!
saúde
Caminhadas fortalecem músculos das costas e pernas, estabilizando a coluna. Além disso, reduzem o estresse e liberam endorfinas, promovendo relaxamento e bem-estar.
saúde
Músculos enfraquecidos por sedentarismo ou obesidade desalinham a coluna, causando fadiga e dores. Posturas inadequadas também aumentam a tensão na região lombar.
saúde
A OMS sugere exercícios físicos, acupuntura, terapias comportamentais, medicamentos simples e abordagem biopsicossocial, com a caminhada sendo um recurso acessível e eficiente.
saúde
Além de caminhadas, massagens terapêuticas, cremes de pimenta-caiena e terapia cognitivo-comportamental ajudam a aliviar dores e melhorar a qualidade de vida.
saúde
Sem necessidade de equipamentos ou custos, caminhar é uma prática acessível e comprovada para tratar e prevenir dores lombares, fortalecendo corpo e mente.
saúde
A caminhada é mais que um exercício; é um investimento na saúde da coluna. Adote esse hábito e viva mais dias livres de dores, fortalecendo o corpo contra recaídas.
saúde
Quer saber mais sobre o hábito simples ajuda a reduzir dor na lombar? Arrasta pra cima!