Remédios que aumentam risco de cegueira

Apesar dos benefícios oferecidos pelos remédios, especialistas chamam a atenção para adversidades

saúde

Cientistas de Harvard alertam para um novo risco em Ozempic e Wegovy, usados para diabetes tipo 2 e obesidade, ligado a uma condição ocular grave.

saúde

O estudo, publicado na JAMA Ophthalmology, revelou o risco aumentado de neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIA-NA), associada a esses medicamentos.

saúde

Ozempic e Wegovy podem aumentar em até 7x o risco de NOIA-NA, condição que bloqueia o fluxo sanguíneo ao nervo óptico e pode levar à cegueira irreversível.

saúde

A pesquisa começou em 2023 após três casos de perda visual súbita em usuários de semaglutida, princípio ativo desses medicamentos, serem relatados em uma semana.

saúde

O estudo analisou mais de 17 mil pacientes do hospital Mass Eye and Ear, comparando usuários de Ozempic e Wegovy com outros tratamentos.

saúde

Entre diabéticos, 8,9% dos usuários de Ozempic desenvolveram NOIA-NA, contra 1,8% dos que usavam outros remédios, um risco 4,28 vezes maior.

saúde

Para obesos, 6,7% dos usuários de Wegovy tiveram NOIA-NA, contra 0,8% dos que tomavam outras medicações, aumentando o risco 7,64 vezes.

saúde

Embora observacional, o estudo indica uma nova preocupação para médicos, especialmente em pacientes com histórico de problemas oculares.

saúde

Novo Nordisk, fabricante dos medicamentos, afirma que a segurança dos pacientes é prioridade e que NOIA-NA não está nos efeitos colaterais conhecidos.

saúde

Quer saber mais sobre os remédios que aumentam o risco de cegueira? Arrasta pra cima!