Você deve parar de beber álcool com essa idade

Álcool na terceira idade pode prejudicar a saúde cerebral, aumentando riscos de Alzheimer e outros tipos de demência

saúde

O consumo de álcool prejudica a saúde em qualquer idade, mas após os 65 anos, o impacto é maior, aumentando o risco de Alzheimer e outras formas de demência.

saúde

Após os 65 anos, o cérebro perde neurônios rapidamente. O álcool intensifica essa perda, aumentando os riscos de danos cognitivos, alerta o neurologista Richard Restak.

saúde

Richard Restak recomenda abstinência total a partir dos 65 anos. Preservar neurônios é essencial para minimizar o risco de demência, que dobra a cada 5 anos após essa idade.

saúde

O álcool é um dos 14 fatores que aumentam o risco de demência. Além disso, pode causar a Síndrome de Wernicke-Korsakoff, uma demência ligada à má absorção de tiamina (vitamina B1).

saúde

O álcool interfere na absorção de nutrientes, como a vitamina B1, agravando danos cerebrais e aumentando o risco de doenças como Alzheimer. Controle ou abstinência é essencial.

saúde

Além de demência, o álcool contribui para problemas hepáticos, cardiovasculares e psiquiátricos. Na terceira idade, essas condições comprometem ainda mais a qualidade de vida.

saúde

Na terceira idade, o álcool pode mascarar sintomas e dificultar o tratamento de doenças como hipertensão e diabetes, comuns nessa faixa etária.

saúde

Eliminar o álcool após os 65 anos ajuda a preservar o cérebro. Alimentação equilibrada, exercícios e controle do estresse são aliados na prevenção de demências.

saúde

Vida social ativa, atividades desafiadoras e check-ups regulares são medidas que protegem a saúde cognitiva e ajudam a reduzir o impacto do envelhecimento no cérebro.

saúde

Quer saber mais sobre porque deve parar de beber álcool nesta idade Arrasta pra cima!