O tratamento para a deficiência e vitamina D pode incluir mudanças na dieta, aumento da exposição ao sol e suplementos de vitamina D
saúde
Ela ocorre quando o corpo não obtém ou processa o suficiente da vitamina, essencial para absorção de cálcio e saúde dos ossos.
saúde
Cerca de 875 mil brasileiros com mais de 50 anos têm deficiência de vitamina D. Outros 7,5 milhões têm níveis abaixo do ideal, segundo a UFMG e a Fiocruz.
saúde
A vitamina D é produzida com exposição solar e encontrada em peixes, ovos, alimentos fortificados e suplementos.
saúde
Sentir cansaço pode ser sinal de deficiência de vitamina D. Suplementação tem mostrado melhora nos níveis de energia em muitos estudos.
saúde
Vitamina D fortalece a imunidade. Baixos níveis estão ligados a infecções frequentes e maior gravidade de doenças como a covid-19.
saúde
A deficiência pode causar perda de tônus, fraqueza e dor muscular, além de aumentar o risco de quedas, especialmente em idosos.
saúde
Dor lombar é comum em quem tem baixos níveis de vitamina D. Suplementos podem aliviar sintomas em alguns casos.
saúde
Sem vitamina D, o corpo absorve mal o cálcio, levando à osteoporose, fraturas e osteomalácia, que amolece os ossos em adultos.
saúde
A falta de vitamina D pode causar queda de cabelo (como na alopecia) e aumentar o risco de depressão, segundo diversos estudos.
saúde
Quer saber mais sobre os 7 sinais de baixos níveis de vitamina D? Arrasta pra cima!