7 sinais e sintomas de baixos níveis de vitamina D

O tratamento para a deficiência e vitamina D pode incluir mudanças na dieta, aumento da exposição ao sol e suplementos de vitamina D

A deficiência de vitamina D ocorre quando o corpo não obtém ou processa quantidades adequadas dela.

Essa vitamina é essencial, pois ela ajuda na absorção de cálcio, portanto, uma deficiência pode levar à osteoporose (baixa densidade óssea) e fraturas (ossos quebrados).

No Brasil,  cerca de 875 mil pessoas com mais de 50 anos apresentam deficiência de vitamina D, de acordo com um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais e do Instituto de Pesquisas René Rachou, da Fiocruz.

Outros 7,5 milhões de brasileiros dessa faixa etária estão com concentrações de vitamina D inferiores às consideradas saudáveis.

Saiba reconhecer os sinais e sintomas da falta de vitamina D
Créditos: Alena1919/DepositPhotos
Saiba reconhecer os sinais e sintomas da falta de vitamina D

O corpo produz vitamina D quando exposto ao sol, e também é possível encontrá-la em alimentos como peixes, gemas de ovo e alimentos fortificados – bem como na forma de suplementos.

A deficiência de vitamina D  pode ser difícil de diagnosticar porque muitas vezes seus sintomas se sobrepõem a muitas condições de saúde.

Sinais e sintomas de falta de vitamina D

1. Fadiga e cansaço

Não está claro exatamente por que os baixos níveis de vitamina D podem fazer você se sentir cansado ou causar fadiga, mas vários estudos mostraram que as pessoas que tomam suplementos de vitamina D relatam uma melhora na fadiga e um aumento nos níveis gerais de energia.

2. Infecções recorrentes

A vitamina D reforça o sistema imunológico. Se você fica constantemente doente – ou fica gravemente doente, mesmo com infecções leves, a culpa pode ser de uma deficiência.

Na verdade, algumas pesquisas encontraram uma ligação entre maior gravidade da doença em pessoas em unidades de terapia intensiva (UTI) e baixos níveis de vitamina D.

Isso foi examinado novamente após o início do  covid-19. Estudos mostraram que pessoas com deficiências podem ter um risco maior de contrair covid e ficar mais doentes com o vírus.

3. Dor e fraqueza muscular

A vitamina D promove a função muscular. Níveis baixos de vitamina D podem aumentar a probabilidade de sintomas como perda de tônus ​​muscular, atrofia (perda muscular), fraqueza e dor.

A perda de massa muscular e força também pode tornar a pessoa mais propensa a quedas. 
 
4. Dor nas costas

A perda de força muscular pode levar ao aumento do estresse nos músculos das costas e do pescoço, o que pode causar dores nas costas.

A dor lombar, em particular, é uma queixa comum entre pessoas com deficiência de vitamina D.

Alguns especialistas sugerem que o rastreio de deficiências de vitamina D em pessoas com dores lombares pode ser útil, uma vez que  tratamentos  como suplementos de vitamina D podem aliviar os sintomas relacionados a essa dor.

5. Fraturas ósseas e osteoporose

Nossos corpos dependem da vitamina D para ajudar a absorver o cálcio e desenvolver ossos que permaneçam densos e fortes durante toda a vida. A deficiência pode causar osteomalácia em adultos, condição que leva ao amolecimento dos ossos.

Isto pode levar à perda de densidade óssea, o que pode contribuir para a osteoporose e fraturas.

6. Perda de cabelo

A vitamina D desempenha um papel importante na regulação do ciclo capilar, incluindo a  regeneração de novos cabelos. Dito isto, é possível que uma deficiência  retarde o crescimento dos fios.

Alopecia é uma  doença auto-imune que causa  queda de cabelo. Pessoas com alopecia apresentam níveis mais baixos de vitamina D, e tratamentos tópicos com a vitamina têm sido usados ​​para melhorar os sintomas.

7. Depressão

Vários estudos e revisões mostraram que pessoas com deficiência de vitamina D podem ter um risco aumentado de sofrer episódios depressivos.