Últimas notícias:

Loading...

Beco do Batman: o museu a céu aberto de São Paulo

O Beco é parada obrigatória pra quem quer atualizar as fotos do Insta <3

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Todos os dias

O Beco tá sempre aberto! <3

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Considerado um dos pontos turísticos mais tradicionais de São Paulo, o Beco do Batman é um verdadeiro paraíso para os amantes de arte urbana – e de quem adora postar uma foto super colorida no Instagram.

Escondidinho entre as vielas das ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena, o Beco do Batman é referência para o graffiti paulistano há mais de 30 anos.

pessoas tirando fotos no beco do batman
Crédito: IStock/@Photos DaniO Beco do Batman é um dos lugares mais instagramáveis de SP!

Há boatos de que, nos anos 1980, um desenho do Homem-Morcego apareceu da noite pro dia em uma das paredes do beco, daí o nome do lugar.

Depois disso, o espaço se tornou uma grande tela de concreto para artistas urbanos em São Paulo, como Alex Vallauri e o Grupo Tupinãodá, e o que antes era abandonado, hoje conta com todas as paredes cheias de arte!

O legal do Beco do Batman é que atualmente ele é fechado para passagem de carros, o que garante aqueles cliques maravilhosos com toda a segurança. Algumas vezes, você ainda pode encontrar por lá vários artistas de rua vendendo artesanatos em barracas, além de bebidas e comidinhas de rua.

BECO DO HULK: A ARTE DA PERIFERIA EM UMA GALERIA A CÉU ABERTO

Ali na região você também é servido de vários estabelecimentos legais para conferir depois das fotinhas e de apreciar o graffiti.

mulher posando para foto em frente a graffiti no beco do batman
Crédito: IStock/@Joel CarilletO Beco do Batman fica na Vila Madalena e recebe muitos visitantes durante toda a semana!

Um deles é Bar do Beco, que, como o próprio nome sugere, é um bar que fica no Beco do Batman.

A casa é inspirada pelo clima de piquenique, o que deixa as tardes e noites no quintal ainda mais gostosas. O mais legal é que a decoração é composta por murais de grandes artistas urbanos, como Flipon, Rafael Highraff, Kadu Doy, Iconek, Loucos 97 e até o californiano Russ Pope. Saca só:

O cardápio tem sanduíches e porções para comer sem medo de ser feliz – tudo acompanhado por drinks deliciosos ou aquela breja beeeem gelada! O bar fica na Aspicuelta, 17. Veja informações sobre o cardápio e o horário de funcionamento no Instagram @bardobeco.

Pra quem quer continuar na linha das artes, vale a pena conhecer a Choque Cultural. No momento, por conta da pandemia do novo coronavírus, o espaço está fechado para o público. Entretanto, pelo Instagram @choquecultural é possível conferir algumas obras dos artistas da casa.

A galeria foi fundada em 2004 e transformou-se em uma das principais referências globais em arte urbana e novas linguagens contemporâneas, com exposições de jovens artistas ao lado de nomes já consagrados e internacionais. A Choque fica na rua Medeiros de Albuquerque, 250.

beco do batman
Crédito: IStock/@Diego GrandiO legal do Beco do Batman é que atualmente ele é fechado para passagem de carros, então você pode curtir o passeio despreocupado!

Em tempos de funcionamento normal, a galeria acompanha a dinâmica criativa do Beco do Batman e sempre reinventa sua fachada de acordo com as exposições que estão em cartaz lá dentro.

E aí, animou um passeio por lá? Aproveite os graffitis do beco para garantir aquelas selfies cheias de cor e arte! Você pode marcar também a tag #CatracaSP pra que a gente dê uma olhada nos seus cliques, vamos adorar! ;)

Confira mais passeios tão imperdíveis quanto o Beco do Batman em São Paulo: