Beco do Hulk: a arte da periferia em uma galeria a céu aberto

Grafiteiros pintaram super-heróis nos 130 metros de parede no bairro Ermelino Matarazzo, extremo leste de SP

Por: Publi

São Paulo ganhou mais uma galeria a céu aberto com a inauguração do Beco do Hulk, onde um muro de 200 metros, antes todo pichado, ganhou cores e personagens do mundo cinematográfico da Marvel, desde maio de 2019.

A galeria fica na Viela Gildo Lao, no bairro Ermelino Matarazzo, no extremo leste de São Paulo. O “novo” nome é uma referência ao Beco do Batman, na Vila Madalena.

graffiti do vilão thanos no beco do hulk
Crédito: Eduardo SilvaO mundo cinematográfico da Marvel tem muitos personagens retratados no Beco do Hulk

Criado por grafiteiros do Coletivo Cultural Cenário Urbano, o espaço conta com graffitis de personagens como Homem-Aranha, Capitão América, Pantera Negra e, claro, do próprio Hulk.

Também foi desenhada uma homenagem ao ex-piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, na lateral do Beco do Hulk, próximo ao ponto de ônibus da avenida Milene Elias.

Toda a criação do espaço levou duas semanas e contou com o trabalho de quatro membros do coletivo e outros três artistas de Ermelino Matarazzo.

Waldir Grisolia e André França no Beco do Hulk
Crédito: Eduardo SilvaWaldir Grisolia e André França são dois dos grafiteiros responsáveis pelo Beco do Hulk

Para visitar e registrar suas fotos no painel de 200 metros da ZL, basta ir até o Beco do Hulk a qualquer horário, de segunda a domingo. Para chegar lá, chama seu 99 que não tem erro! ;)

Mas fique esperto: a circulação de carros lá não foi interrompida ainda pela CET como no Beco do Batman. Então, é bom ficar atento enquanto garante o clique perfeito!

senna levantando taça da formula 1 em grafitti no beco do hulk
Crédito: Eduardo SilvaAlém dos super-heróis, a galeria a céu aberto tem um graffiti em homenagem ao ex-piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna

Beco do Hulk x Beco do Batman

A comparação é inevitável. Em uma entrevista à Folha, o grafiteiro Waldir Grisolia diz que a nova galeria a céu aberto é uma extensão do Beco do Batman.

Isso porque muitos dos moradores da região não conseguem ir até a zona oeste visitar os famosos grafittis, e a criação desse espaço cultural aberto dá a oportunidade para quem mora ali usufruir de um passeio turístico com a mesma proposta.

Quer mais dicas legais para explorar SP? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!

Colaí pra ver essa dica gastronômica: