Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

42ª Festa das Cerejeiras floreia o Parque do Carmo

Chegou a hora de curtir o evento mais colorido de SP!

Por: Redação

Nos dias

05/08 - 06/08
07/08

2022

Sexta-feira, das 12h às 17h | Sábado e domingo, das 09h às 17h

Grátis

Site: funarte.gov.br

Telefone: (21) 2265-9933

Quer ser transportado para um local mágico e cheio de belezas naturais? Então, pode comemorar, porque chegou a 42ª Festa das Cerejeiras, no Parque do Carmo!

Você será surpreendido com a floração das mais de 4.000 árvores rosadas típicas do Japão. É uma experiência única, celebrada desde 1981 na capital paulista – com uma pequena pausa por conta da pandemia de Covid-19.

divulgação
Crédito: DivulgaçãoFesta das Cerejeiras é oportunidade única para ver as lindas flores

A 42ª edição da festa mais linda da ZL ocorre nos dias 5, 6 e 7 de agosto, na sexta-feira, das 12h às 17h, e, no sábado e domingo, das 9h às 17h.

Além de observar as cerejeiras, quem for ao parque nesse período se diverte com apresentações culturais de danças folclóricas, cantores e bailarinos da comunidade. E ainda é possível saborear diversos pratos japoneses!

O parque tem estacionamento próprio, mas é bom chegar cedo aos finais de semana, para evitar lotação. Quem for de transporte público pode descer no Metrô Itaquera e pegar a Linha 4050-10 na plataforma E.

Dica importante: não esqueça de conferir se sua vacina de Febre Amarela está em dia, pois o parque é uma área de risco.

Festa das Cerejeiras no Planetário do Carmo

O evento, que acontece religiosamente em agosto, é organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil. Desta vez, a Festa das Cerejeiras conta com uma participação especial: o Planetário do Carmo preparou uma série de atrações temáticas.

Entre os dias 5 e 31 de agosto, das 13h às 17h, a instituição abriga uma exposição sobre a cultura japonesa, com quadros de mangá e curiosidades sobre a culinária típica.

Cerejeiras florescendo no Parque do Carmo
Crédito: Cassiane GazzoniParque do Carmo é um ótimo lugar para observar o florescimento das cerejeiras

Além disso, a sessão de cúpula (projeção do céu estrelado com animações) terá como tema “Estrelas e Princesas: Lendas da Cultura Japonesa”. O público vai se deliciar com as histórias contadas pelos japoneses e embarcar em uma viagem com o navio Kassato Maru, mostrando as estrelas observadas ao longo de sua viagem do porto de Kobe até o porto de Santos.

Se interessou? As sessões duram 60 minutos e acontecem nos dias 14, 20, 21, 27 e 28 de agosto, às 10h e às 17h. Saiba mais informações aqui.

E, para fechar a programação do planetário, entre os dias 5 e 7 de agosto, o Bosque 1 do parque recebe uma tenda astronômica, com discussões sobre a efemeridade do ser humano frente à existência do universo. No sábado e no domingo, das 13h às 15h, os visitantes ainda podem observar o sol de maneira segura por um super telescópio.

A tenda fica montada na sexta, das 12h às 17h, e no sábado e no domingo, das 9h às 17h.

Sobre as cerejeiras

Forte símbolo no Japão, as cerejeiras – também conhecidas como sakuras –, tornaram-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vivem na região de Itaquera. Todos os anos, essa comunidade tem a tradição de realizar o “hanami“, costume japonês de se sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período.

As vózinhas ficam como? Felizes da vida <3

Vale lembrar que a florada dura apenas alguns dias e esta data é a única oportunidade de conferir os caminhos formados pelas flores em tons de rosa. Não dá pra perder, né?

divulgação
Crédito: DivulgaçãoO Festival é perfeito para levar a família, o namorado ou os amigos!

Curiosidades

Diz a lenda que Sakura vem da princesa Konohana Sakuya Hime, que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji, transformando-se na flor cor-de-rosa.

Acredita-se também que a flor tem sua origem na cultura do arroz. A parte “kura”, em tradução livre, é o depósito onde se guarda arroz, alimento básico dos japoneses, considerado uma dádiva.


Quer descobrir outros rolês em SP?

?>