Forte de Copacabana: museu, cafés e uma vista privilegiada do Rio

Com entrada 0800 às terças, o cartão postal da Cidade Maravilhosa abriga uma Fortificação histórica e promove outras atividades culturais

Por: Redação Comunicar erro
TERçA QUARTA QUINTA SEXTA SáBADO DOMINGO
Das 10h às 19h30 (museu, fortificação e exposições até 18h)

O Forte de Copacabana é aquele lugarzinho charmoso do Rio que não dá para deixar de conhecer. No canto esquerdo da praia (altura do Posto 6), ele foi construído no início do século XX para proteger a cidade, na época capital do Brasil, e foi palco de importantes acontecimentos históricos, como o Levante dos 18 do Forte, em 1922.

Hoje, como espaço cultural, é conhecido como Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) e recebe cerca de trinta e cinco mil pessoas ao mês. Por lá, moradores e turistas conferem exposições, atividades culturais e a famosa fortificação. Tudo isso com direito a comes e bebes nos cafés que o local abriga e uma visão privilegiada de algumas das principais paisagens do Rio: Pão de Açúcar, Praia de Copacabana e Praia do Diabo.

Forte de Copacabana
Crédito: Produção Gráfica - MHEx/FCUm dos cartões postais do Rio, o Forte de Copacabana abriga museu com exposições, fortificação e cafés

Vem ver o que fazer no Forte de Copacabana:

  • Exposições

Inspirada no tema “O Exército na Formação da Nacionalidade”, a exposição permanente apresenta a história do Brasil sob a ótica militar, retratando os principais fatos ligados à fase colonial: o descobrimento do Brasil, a colonização do território pelo sistema de Capitanias Hereditárias, a expansão territorial pelas entradas e bandeiras, e as invasões territoriais.

O Salão República mostra a atuação do Exército Brasileiro no período Republicano. Lá estão expostos, entre outros itens, acervos originais do Marechal Rondon, como mapas e a câmera fotográfica utilizada para registrar o contato com as nações indígenas.

Forte de Copacabana
Crédito: Produção Gráfica - MHEx/FCNo Museu Histórico do Exército, o público confere exposições relacionadas à história militar no Brasil

Em outra sala, o público tem acesso a objetos sobre os presidentes do Brasil que registram e informam sobre acontecimentos históricos. Já o Gabinete de Curiosidades exibe peças variadas, incluindo porcelana, medalhas e condecorações, curiosidades, miniaturas, entre outras raridades.

Além disso, o público confere mostras temporárias ao longo do ano. Com um acervo diverso de quinze mil peças em sua Reserva Técnica, o Museu possui indumentárias, armamentos e objetos de uso pessoal raros (como uma mecha do cabelo de Napoleão Bonaparte), que são expostos esporadicamente.

  • Música, dança, teatro e poesia

O Forte de Copacabana também promove uma programação cultural que inclui atividades mensais como: Orquestra Violões do Forte de Copacabana (último sábado); Encontro de Corais (primeiro sábado); Banda do Forte (terceiro domingo); Centro de Literatura (última quinta); Interdanças (segundo sábado); Chorinho no Forte (primeiro e segundo domingo); Curta com Teatro (terceiro sábado); Música no Museu (última terça); Sarau no Museu (terceira sexta); MPB no Forte (último domingo). Saiba mais!

  • Fortificação

Uma das principais atrações é a Fortificação com paredes externas voltadas ao mar, de 12 metros de espessura, que acolhem os canhões alemães Krupp, assentados em cúpulas encouraçadas e giratórias. Lá ficam dois canhões de 305 mm, que poderiam atingir alvos a 23 km de distância, dois canhões de 190 mm e duas torres de canhões de 75 mm.

Forte de Copacabana
Crédito: Produção Gráfica - MHEx/FCA Fortificação com paredes externas voltadas ao mar, de 12 metros de espessura, é uma das principais atrações do local
Forte de Copacabana
Crédito: Produção Gráfica - MHEx/FCVisitante tem acesso a canhões e torres na Fortificação

O espaço possui ainda uma usina a diesel, que fornecia energia elétrica para Copacabana e servia para a iluminação, ventilação e operação das peças de artilharia. O projeto da Fortificação é único na América do Sul: possui câmaras de tiro, cozinha, depósito de viveres, paiol de munição, alojamento para oficiais e praças, oratório, oficina, telégrafo, observatório, almoxarifado, cisterna de água, banheiros e enfermaria.

  • Cafés

E para o passeio ficar ainda melhor, a boa é sentar e apreciar a vista incrível nos cafés que o Forte abriga. Na filial da tradicional Confeitaria Colombo, você encontra o cenário perfeito para seu café da manhã, almoço, chá da tarde ou lanche. Além dos tradicionais doces, salgados e waffles, o cardápio ainda conta com saladas, sanduíches, crepes e massas. O Café 18 do Forte fica ao lado e oferece saladas, omeletes, sanduíches, massas, tortas, doces, entre outras delícias.

Forte de Copacabana
Crédito: Produção Gráfica - MHEx/FCSentar em um dos cafés e apreciar a vista no Forte deixa o passeio ainda mais completo

Rolé irado cheio de história para contar! Confira a programação completa.

O Forte de Copacabana funciona de terça a domingo e feriados, das 10h às 19h30 (Museu Histórico do Exército,  Fortificação e exposições até 18h). Os ingressos custam R$ 6 e R$ 3 (meia), mas a entrada é gratuita às terças!