Últimas notícias:

Loading...

Mercado de Pinheiros é um dos points da boa gastronomia em SP

Além das lojas varejistas, o espaço é perfeito para aquele almoço fora da rotina ou um happy hour com os amigos

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado

Das 8h às 18h | Alguns restaurantes funcionam em horários diferentes do oficial

Grátis

Você já ouviu falar do Mercado Municipal de Pinheiros? O espaço gastronômico se chama, oficialmente, Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, e é um mercadão de varejo localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, entre o Largo da Batata e a Rua Teodoro Sampaio.

mercado de pinheiros
Crédito: DivulgaçãoMercado de Pinheiros vai além das lojinhas varejistas e é um dos points para comer e beber em SP

É um ótimo passeio pra quem está na região, com boas opções de comidas e bebidas pra almoço e happy hour! Tem até um deck ao ar livre no segundo andar para você curtir um fim de tarde com a galera.

Entre os restaurantes do mercadão destacam-se o café do Restaurante Mocotó, a Napoli Cetrale, especializada em pizzas italianas, e a Comedoria Gonzales, de culinária latina. Mas não se assuste, apesar de serem casas de grandes chefs, os valores são bem justos. Veja neste link aqui todos os estabelecimentos em funcionamento nesse importante polo gastronômico.

O prédio também reúne 40 boxes divididos em empório (venda de cereais, grãos, condimentos e especiarias, enlatados em geral etc.), mercearia, frios e laticínios, charutaria, quitanda (venda de frutas, verduras e legumes), açougue, lanchonete, peixaria, avícola e floricultura. Clique aqui e confira todas as lojas que funcionam no Mercado de Pinheiros.

Senta que lá vem história…

O Mercado Municipal de Pinheiros foi inaugurado em 1910 e, naquela época, era conhecido como “Mercado dos Caipiras“, por agrupar comerciantes e produtores do interior do estado. O prédio original foi derrubado algumas décadas depois, por conta da construção da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Já o prédio novo, no endereço atual, só abriu as portas em 1971. Dos 77 boxes da época, apenas dois estão na ativa: a Casa de Carnes e a Mercearia Grãos Integrais.

Apesar de ser antigo, por muitos anos o mercadão cumpriu apenas o papel de atender os moradores dos arredores como um espaço de compra e venda de produtos vindos das cidades vizinhas.

mercado de pinheiros
Crédito: DivulgaçãoDepois da revitalização, em 2016, o Mercado de Pinheiros virou um ótimo passeio pra quem está passando por essa região, com ótimas opções pra almoço e happy hour!

Em 2014, iniciou-se um movimento de revitalização que envolveu eventos de comida de rua e culminou com a instalação da Comedoria Gonzales. Nela, o Chef Checho Gonzales serve ceviches e outros quitutes das culinárias peruana e boliviana.

Em 2018, o Chef Alex Atala trouxe um ar mais gourmet para o mercadão, quando alguns boxes antigos passaram a ser ocupados pelo Instituto Ata, para comercializar produtos de cinco biomas brasileiros: Pampas, Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

O Mercado de Pinheiros abriga quatro lojas do Instituto Atá, com produtos provenientes dos cinco biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Pampas, Cerrado e Caatinga
Crédito: DivulgaçãoO Mercado de Pinheiros abriga quatro lojas do Instituto Ata, com produtos provenientes dos cinco biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Pampas, Cerrado e Caatinga

Por conta disso, o Mercado de Pinheiros ganhou destaque na imprensa e o público aumentou quase 50% desde então. Logo em seguida foi a vez do restaurante Mocotó instalar um café e trazer alguns itens do famoso cardápio.

O Mercado Municipal de Pinheiros abre de segunda a sábado, das 8h às 18h, mas vale dar uma conferida neste link porque alguns restaurantes funcionam em horários diferentes do oficial.

Que tal aproveitar e fazer outros rolês por SP?

Compartilhe: