Mercado de Pinheiros: o novo point da boa gastronomia

Além das lojas varejistas, o espaço é perfeito para aquele almoço fora da rotina ou um happy hour com os amigos

Por: Redação Comunicar erro

Você já ouviu falar do Mercado Municipal de Pinheiros? O espaço gastronômico se chama, oficialmente Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, e é um mercadão de varejo localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, entre o Largo da Batata e a Teodoro Sampaio.

mercado de pinheiros
Crédito: DivulgaçãoMercado de Pinheiros vai além das lojinhas varejistas e é um dos novos points para comer e beber de São Paulo

Recentemente, o Mercado de Pinheiros passou por uma revitalização e é um ótimo passeio pra quem está na região, com ótimas opções pra almoço e happy hour! Construíram até um deck ao ar livre no segundo andar para você curtir um fim de tarde com a galera.

Entre os restaurantes funcionando dentro do mercadão, estão o café do Restaurante Mocotó, a Napoli Cetrale especializada em pizzas italianas e a Comedoria Gonzales, de culinária latina. Mas não se assuste, apesar de serem restaurantes de grandes chefs, os valores são bem justos. Neste link você confere a lista completa dos restaurantes do mercadão.

A especialidade desta pizzaria de clima informal são as redondas ao estilo napolitano. As pizzas de tamanho individual, como a marguerita (R$ 20), são servidas sobre papel pardo, para que os clientes comam com as mãos
A especialidade desta pizzaria de clima informal são as redondas ao estilo napolitano. As pizzas de tamanho individual, como a marguerita (R$ 20), são servidas sobre papel pardo, para que os clientes comam com as mãosDivulgação
O Comedoria Gonzales é um restaurante em formato de “comida de rua” , pegue os pratos e coma onde quiser. Aos sábados devido ao grande movimento usam descartáveis biodegradáveis. Lá o chef serve os ceviches mais famosos de São Paulo!
O Comedoria Gonzales é um restaurante em formato de “comida de rua” , pegue os pratos e coma onde quiser. Lá o chef serve os ceviches mais famosos de São Paulo! Reprodução
Funcionando de segunda à sábado, o Mocotó Café serve um minúsculo porém bem escolhido menu que incluem alguns dos pratos mais icônicos de Rodrigo Oliveira, como os famosos Baião de Dois e Dadinhos de Tapioca
O Mocotó Café serve um menu que incluem alguns dos pratos mais icônicos de Rodrigo Oliveira, como os famosos Baião de Dois e Dadinhos de TapiocaDivulgação

O prédio também reúne cerca de 40 boxes divididos em: empório (venda de cereais, grãos, condimentos e especiarias, enlatados em geral, etc.), mercearia, frios e laticínios, charutaria, quitanda (venda de frutas, verduras e legumes), açougue, lanchonete, peixaria, avícola, cereais e floricultura. Clique aqui e confira todas as lojas que funcionam no Mercado de Pinheiros.

Senta que lá vem história…

O Mercado Municipal foi inaugurado em 1910 e naquela época era conhecido como “Mercado dos Caipiras“, por agrupar comerciantes e produtores do interior do estado. O prédio original foi derrubado décadas depois de sua inauguração, por conta da construção da Avenida Brigadeiro Faria Lima e prédio novo, no endereço atual, só foi reinaugurado em 1971. Dos 77 boxes da época, apenas dois estão na ativa, a Casa de Carnes e a Mercearia Grãos Integrais.

Apesar de ser antigo, o Mercado de Pinheiros por muitos anos cumpriu apenas o papel de atender os moradores dos arredores como um espaço de compra e venda de produtores e clientes dos produtos vindos das cidades vizinhas.

mercado de pinheiros
Crédito: DivulgaçãoDepois da revitalização, o Mercado de Pinheiros virou um ótimo passeio pra quem está passando por essa região, com ótimas opções pra almoço e happy hour!

Em 2014 foi iniciado um movimento de revitalização que chegou a reunir eventos de comida de rua e culminou na instalação da Comedoria Gonzales. Nela, o Chef Checho Gonzales serve ceviches e alguns outros quitutes da culinária boliviana.

Em 2018, o Chef Alex Atala trouxe um ar mais gourmet para o mercadão quando alguns boxes antigos passaram a ser ocupados pelo Instituto Ata, para comercializar produtos de cinco biomas brasileiros: Pampas, Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

O Mercado de Pinheiros abriga quatro lojas do Instituto Atá, com produtos provenientes dos cinco biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Pampas, Cerrado e Caatinga
Crédito: DivulgaçãoO Mercado de Pinheiros abriga quatro lojas do Instituto Atá, com produtos provenientes dos cinco biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Pampas, Cerrado e Caatinga

Por conta disso, o Mercado de Pinheiros ganhou destaque na imprensa e o público aumentou quase que 50% desde então. Logo em seguida foi a vez do restaurante Mocotó instalar um café e trazer alguns itens do famoso cardápio.

O Mercado Municipal de Pinheiros abre todos os dias, das 8h às 22h, mas vale dar uma conferida neste link porque alguns estabelecimentos funcionam em horários diferentes do oficial.