Museu da Vida mostra como a ciência pode ser divertida

Ciência, parque e até castelo e pirâmide... o passeio gratuito pelo Museu da Vida é diversão garantida!

Por: Publi
TERçA QUARTA QUINTA SEXTA SáBADO
Terça a sexta, das 9h às 16h30; de sábado, das 10h às 16h

Que tal atiçar sua curiosidade e descobrir todos os mistérios da ciência em pequenos detalhes do seu dia a dia? No Museu da Vida, saúde, ciência, cultura, diversão e educação andam juntas e revelam ao visitante a importância dessa combinação na vida de cada um.

crianças passeiam pelas escadarias do castelo do museu da vida no rio de janeiro
Crédito: Peter IllicievO Museu da Vida é o lugar perfeito para acordar o cientista dentro de você!

Criado em 1999, o museu fica no bairro de Manguinhos, zona norte do Rio, que, diga-se de passagem, é um bairro bem maneiro, cheio de árvores, flores, aves… Vale a pena até dar uma voltinha pela região antes de conhecer o museu. Pede pro seu 99 parar a umas quadras de distância. Que tal?

Aliado à fauna e à flora da região, o Museu da Vida tem vários espaços que complementam a experiência visual do rolé ciência, como um parque ao ar livre, um castelo, uma pirâmide, uma tenda de teatro, laboratórios, trilhas ecológicas, um borboletário, salas de exposições… Uau!

E tem como melhorar? Tem sim! As atividades são todas gratuitas e pensadas para todas as idades. Além disso, os mediadores estão sempre prontos para trocar ideias sobre as curiosidades do espaço e filosofar sobre a origem da vida.

E ainda não acabou, viu? Colaí, que vamos te apresentar espaço por espaço do Museu da Vida!

Centro de Recepção do Museu da Vida

Quê?! Recepção?! Pois é! O passeio pelo Museu da Vida começa logo na entrada.

A recepção é o espaço onde o público recebe informações sobre atividades, exposições e eventos. Sem contar que a arquitetura chama muito a atenção!

As instalações do Centro de Recepção, inspiradas nas antigas estações de trem inglesas e assinadas pelos arquitetos Benedito Tadeu de Oliveira e Renato da Gama-Rosa Costa, estão localizadas em área de preservação ambiental.

View this post on Instagram

Acreditamos que toda semana vale a pena visitar um Museu! Há museus que marcam a nossa vida para sempre. A gente fica muito feliz por receber tantos comentários lindos e mensagens empolgadas de pessoas que dizem o quanto o Museu da Vida foi e é importante para elas. Por isso, deixa a gente fazer parte da sua vida um pouquinho? Aproveitamos a oportunidade para perguntar: qual Museu faz parte da sua história? Estamos abertos de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. O Museu da Vida está localizado dentro da Fiocruz, em Manguinhos, e é gratuito. Grupos com mais de dez pessoas que queiram nos visitar de terça a sexta podem entrar em contato pelo telefone (21) 3865-2138 e pelo e-mail recepcaomv@fiocruz.br. É possível, também, acessar o link www.museudavida.fiocruz.br/agende e solicitar agendamento! #PartiuMuseudaVida #VisiteMuseus #MuseudaVida #CasadeOswaldoCruz #Fiocruz #MuseusCariocas #RiodeJaneiro #EuAmooRiodeJaneiro #SintaoRio #VisiteoRio

A post shared by Museu da Vida (@museudavidafiocruz) on

A construção tem 880 metros quadrados sem paredes e faz com que o visitante tenha contato direto com a natureza do lugar.

Além de ser o ponto de embarque para o Trenzinho da Ciência, que transporta os visitantes para os demais espaços do museu, a recepção tem ainda um painel de mosaicos do artista Glauco Rodrigues, com ilustrações sobre as expedições científicas da Fundação Oswaldo Cruz.

Parque da Ciência

Que tal escalar uma célula gigante ou criar luz sem energia elétrica? E entender o funcionamento do olho humano, quem sabe?

Tudo isso é possível no Parque da Ciência, espaço do Museu da Vida com mais de dois mil metros quadrados de área aberta dividido em três temas principais: Energia, Comunicação e Organização da Vida.

No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações energéticas que a humanidade tem aprendido a controlar.

Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam espaço para a discussão sobre a eficiência, a economia e a ecologia das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia.

grupo de teatro na pirâmide do museu da vida
Crédito: Jeferson MendonçaA Pirâmide do Museu da Vida fica dentro do Parque da Ciência e conta com uma câmara escura onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante

A área destinada à Comunicação reúne equipamentos que permitem observar as várias propriedades das linguagens escrita e sonora, além de discutir a importância das duas para os seres vivos.

Atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido.

O último espaço, Organização da Vida, inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico.

Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante e as esculturas que mostram como funcionam a fala e a audição.

Pirâmide

O Parque da Ciência no Museu da Vida é complementado pela Pirâmide, que conta com uma câmara escura onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante e participar de diversos experimentos e atividades sobre as vidas micro e macroscópica, além de terem acesso a jogos.

Tenda da Ciência

Arte e ciência têm tudo a ver, meu jovem! Sob as luzes da Tenda da Ciência, espetáculos teatrais inspiram discussões sobre temas científicos históricos e da atualidade.

Com uma verdadeira trupe de atores e diretores, o museu já produziu um montão de peças e esquetes sobre os mais variados assuntos, sempre relacionados à ciência e à saúde.

Na Tenda, os visitantes podem se emocionar com os mistérios, paixões, encrencas e aventuras em que os personagens se metem.

Para conhecer as peças produzidas pelo Museu da Vida, acesse a programação pelo site oficial do Museu da Vida.

Epidauro do Museu da Vida

Que loucura deve ser o cérebro humano… Já parou para pensar quantas informações ele recebe a todo instante por conta de estímulos externos?

Para desvendar tudo isso, o espaço dentro do Museu da Vida conta com o Laboratório de Percepção, que explora os sentidos por meio de diferentes recursos, como painéis interativos e instrumentos ópticos.

epidauro do museu da vida
Crédito: Peter IllicievQuantas sinapses o cérebro humano processa? Como isso se reflete em nossos sentidos? Tudo isso é possível descobrir no Museu da Vida!

As atividades apresentam conteúdos de física e biologia, discutindo sua relação com a cultura, as emoções e o processo de aprendizado.

Castelo Mourisco

Prédio-símbolo da Fiocruz, o Castelo Mourisco te leva para um passeio ao Rio de Janeiro do início do século 20, época de sua construção!

crianças subindo uma escada sentido castelo mourisco do museu da vida
Crédito: Divulgação/Museu da VidaAgora me diz: que museu de ciência tem um CASTELO como espaço?

No espaço, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe do Castelo.

Como ele também é ambiente de trabalho e é um prédio tombado, as visitas só podem ser feitas com acompanhamento de um mediador.

Borboletário

É impossível não gostar de um ambiente cheio de plantinhas e habitado por espécies de borboletas das mais variadas cores. Então, dar uma passadinha no Borboletário do Museu da Vida é essencial!

Além de reproduzir o habitat natural das borboletas, por lá você pode acompanhar o desenvolvimento das etapas iniciais da vida das borboletas, desde a fase de larva até a adulta.

Quatro espécies podem ser apreciadas: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas iulia), que podem ser encontradas em diferentes áreas tropicais do continente americano.

E ainda durante a visita, é possível descobrir curiosidades sobre a vida desse inseto, com a sua diferença da mariposa, seus hábitos alimentares e reprodutivos, o segredo por trás das cores das asas, táticas e estratégias de sobrevivência… Ou seja, a visita é fofa e imperdível!

Sala de Exposições

O Museu da Vida tem um espaço próprio para apresentar exposições temporárias, a maioria delas produzida pela própria equipe.

A ideia é explorar, de forma dinâmica e atrativa, temas diversos ligados à ciência e à saúde. Para saber quais exposições estão em cartaz, acesse a programação pelo site do museu.

sala expositiva do museu da vida
Crédito: Peter IllicievO que não falta no Museu da Vida é coisa pra conhecer! E o mais legal: tudo de graçaaaaa!

Demais, né? O Museu da Vida é um passeio gostoso e super diferente! A visita ao museu é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h.

Quer mais dicas legais para curtir os melhores passeios? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!

1
Casa Preta: lar da cultura alternativa de Salvador
Um Casarão no Dois de Julho tem cultura saindo pelas janelas! Com eventos do subsolo ao terraço, a Casa Preta …
2
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …
3
Terça do Vinil em Recife: rolê pra gente lisa
Depois de uma temporada granfina lá nas Europa, a minha, a sua, a nossa Terça do Vinil tá de volta …
4
02:19
Vem ver o céu à noite no Planetário da Gávea no Rio
Os amantes do universo têm um rolé para chamar de seu no Rio! Toda quarta e sábado acontece lá no Planetário …
5
04:15
Edifício Maletta: 4 lugares, alguns drinks e 1 varanda para amar em BH
Ele tem história e paixão. É comercial e residencial. Tem comida de boteco e bebida gourmet. Gente interessante de um …
6
03:26
Gravity VR em SP – A realidade virtual como você nunca viu
Hoje, vamos te mostrar a fronteira entre mundo físico e o virtual através de equipamentos e programas de última geração. Esse …
7
03:09
O que você precisa saber sobre o incrível Cine Passeio em Curitiba
Inaugurado em março de 2019, o cinema de rua vem pra resgatar aquela coisinha gostosa de poder assistir um cinema …
8
03:49
Exposição de Leonardo da Vinci no novo MIS Experience em SP
São Paulo tem um novo espaço cultural para chamar de seu: o MIS Experience, que inaugura com a mega exposição …