Passeio pelo Horto: muito mais do que Jardim Botânico

Bairro fresquinho da zona sul é rodeado por floresta e abriga bares, construções históricas, cachoeiras e uma vista incrível da Cidade Maravilhosa!

Por: Publi
Todos os dias
Fique de olho nos horários de cada lugar dessa lista ;)

Apesar da fama que o nome carrega e de estar colado no Jardim Botânico, na zona sul do Rio, o Horto é um bairro que vai além da flora. Ele é multicultural, repleto de bares, história arquitetônica e eventos de samba e, de quebra, abriga várias cachoeiras e tem uma vista ímpar da Cidade Maravilhosa.

bar do horto
Crédito: Divulgação/Guia Da CulináriaO Bar do Horto é um dos points preferidos do bairro

O bairro também é conhecido por ser um lugar tranquilo, com temperatura agradável, cercado de verde… Não à toa, ali fica a Floresta da Tijuca.

Para um passeio pelo Horto daqueles inesquecíveis, vamos começar por um ponto de encontro fácil: o Jardim Botânico. Assim, se você ficar tentado a iniciar o roteiro por ali, apreciar o incrível Parque Lage e tantas outras belezas, não tem problema. Óbvio!

parque lage no jardim botânico horto
Crédito: DivulgaçãoTá… a gente sabe que o Parque Lage, dentro do Jardim Botânico, é lindo. Mas vamos experimentar outros rolés?

Saindo do parque pela lateral, na Rua Pacheco Leão, você vai dar de cara com casinhas lindas, centenárias e coloridas, que foram ocupadas por diversos bares e restaurantes, como o Bar do Horto, o Jojô e o Yumê.

Todos esses lugares são um do ladinho do outro, então você pode decidir em qual ir ali mesmo, na hora. Vira e mexe, tem rodas de samba na região! É só seguir som do pandeiro e do tamborim.

ESQUENTA PARA O CIRCO VOADOR: BARES AO REDOR DOS ARCOS DA LAPA

Enquanto você estiver dando seu rolé pelas ruas do Horto, aproveite para apreciar a arquitetura de lá. O bairro já abrigou engenhos de açúcar, de café, e fábricas. Por conta disso, você vai se deparar com grandes construções de vilas operárias tombadas e até palacetes.

E para a próxima dica, é preciso ter disposição!

São 4,5 km de subida da Rua Pacheco Leão até a Vista Chinesa. Se você não quiser enfrentar à pé, pode chamar seu 99 sem caô. Só abra as janelas do carro para respirar o ar puro da Floresta da Tijuca. Isso é indispensável!

Antes de chegar na Vista Chinesa, mais ou menos no meio do caminho, as cachoeiras do Horto começam a aparecer.

cachoeira do chuveiro no horto
Crédito: Divulgação/ateondeeupuderirNão espere quedas d’águas enormes, as cachoeiras do horto são para aquele passeio que precisa apenas de uma refrescada

A do Quebra fica de frente para a estrada e é a mais cheia. E para quem curte uma pequena aventura, um pouco antes dela, começa a trilha da cachoeira do Chuveiro. Em apenas 15 minutinhos, você chega lá.

Quer algo mais reservado? Uma opção é a Cachoeira dos Primatas. Sua trilha começa num largo, na Rua Sara Vilela, onde é possível pedir pro seu motorista da 99 te deixar. São pouco mais de 500 metros, bem sinalizados.

O passeio pelo Horto continua após o banho, viu? É bom ir preparado com uma troca de roupas na mala! Logo após as quedas d’água, a subida fica menos íngreme e você chega, finalmente, à Vista Chinesa.

vista chinesa
Crédito: Divulgação/Mapa do MundoA Vista Chinesa é o gran finale do passeio pelo Horto. E vale muito a pena, viu?

A construção em estilo oriental é do começo do século passado, feita em homenagem aos trabalhadores chineses no Brasil.

O monumento também é um mirante (por isso o nome Vista) e tem um panorama incrível da cidade.

Curtiu o passeio pelo Horto? Quer mais dicas legais para explorar o Rio? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!

1
Casa Preta: lar da cultura alternativa de Salvador
Um Casarão no Dois de Julho tem cultura saindo pelas janelas! Com eventos do subsolo ao terraço, a Casa Preta …
2
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …
3
Terça do Vinil em Recife: rolê pra gente lisa
Depois de uma temporada granfina lá nas Europa, a minha, a sua, a nossa Terça do Vinil tá de volta …
4
02:19
Vem ver o céu à noite no Planetário da Gávea no Rio
Os amantes do universo têm um rolé para chamar de seu no Rio! Toda quarta e sábado acontece lá no Planetário …
5
04:15
Edifício Maletta: 4 lugares, alguns drinks e 1 varanda para amar em BH
Ele tem história e paixão. É comercial e residencial. Tem comida de boteco e bebida gourmet. Gente interessante de um …
6
03:26
Gravity VR em SP – A realidade virtual como você nunca viu
Hoje, vamos te mostrar a fronteira entre mundo físico e o virtual através de equipamentos e programas de última geração. Esse …
7
03:09
O que você precisa saber sobre o incrível Cine Passeio em Curitiba
Inaugurado em março de 2019, o cinema de rua vem pra resgatar aquela coisinha gostosa de poder assistir um cinema …
8
03:49
Exposição de Leonardo da Vinci no novo MIS Experience em SP
São Paulo tem um novo espaço cultural para chamar de seu: o MIS Experience, que inaugura com a mega exposição …