Últimas notícias:
Loading...

Novo Museu do Ipiranga tem cafeteria, lojinha, mirante e mais!

Com a reforma, espaço dobrou de tamanho. Público ainda confere exposições temporárias e super tecnológicas

Por: Redação

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

De terça a domingo, das 11 às 17h | É preciso reservar o ingresso online: toda sexta-feira, às 10h, é liberado o lote de ingressos de terça a domingo

Telefone: (11) 2065-8001

Após passar nove anos fechado, o Museu do Ipiranga volta a alegrar a vida cultural de São Paulo. E você pode visitá-lo gratuitamente até o dia 6 de novembro!

Para conhecer esse tesouro paulista, é preciso reservar seu ingresso por este link aqui. Atenção: o museu disponibiliza o lote semanal de tickets toda sexta-feira, a partir das 10h. Corra, porque as entradas têm esgotado muito rápido!

Museu do Ipiranga volta a participar da vida cultural paulista
Créditos: Natalia Cesar/Divulgação/ Assessoria de Imprensa Museu do Ipiranga - Conteúdo Comunicação
Museu do Ipiranga volta a participar da vida cultural paulista

Com a restauração e a modernização do edifício, o público vai encontrar um espaço bem diferente, compatível com os grandes museus internacionais. A instituição está ainda mais integrada ao Parque da Independência.

O Museu do Ipiranga dobrou de tamanho e triplicou a área expositiva, incluindo até espaços onde os visitantes não podiam circular. Agora são 49 salas – antes eram 12. Com isso, muito mais itens do acervo podem ser vistos.

Todo esse circuito conta com 70 peças multimídia, salas imersivas, espaços interativos e acessibilidade, com cerca de 390 recursos multissensoriais, como telas táteis, maquetes e réplicas ampliadas de diversos itens do acervo.

Bora dar um rolê no Museu do Ipiranga?
Créditos: Heloisa Bortz - divulgação/ Assessoria de Imprensa Museu do Ipiranga - Conteúdo Comunicação
Bora dar um rolê no Museu do Ipiranga?

Hoje, os visitantes transitam por 12 mostras, uma temporária e 11 de longa duração dividas nos eixos temáticos “Para entender a sociedade” e “Para entender o Museu”.

A exposição curta é inaugurada em novembro e fica em cartaz por quatro meses. Juntando todas as mostras, a instituição exibe 3.058 itens do acervo, 509 de outras coleções e 76 reproduções e fac-símiles – a maior parte deles datam dos séculos 19 e 20. São pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, documentos textuais, fotografias e objetos em tecido e madeira.

No subsolo, os 6.800 m² de área abrigam uma cafeteria, uma lojinha, um auditório, uma sala para exposições temporárias e a bilheteria.

Mas um dos cantinhos mais queridos com certeza será o mirante. Instalado no último andar da torre central, o local permite uma visão 360º de SP, incluindo diversos bairros. O mais legal é que, antes da reforma, essa área era vazia e, agora, o público poderá aproveitar muito o espaço.

E para o visitantes terem bastante contato com a natureza e fazerem aquelas fotos maravilhosas, o Jardim Francês do Museu do Ipiranga foi restaurado. Além de recuperar as duas fontes que estavam no projeto original da instituição, a área conta com um restaurante de 270 m², um espaço para food bikes e a recuperação dos pontos de luz iniciais, substituindo a infraestrutura atual por luminárias de led de baixo consumo.

Olha que lindeza vai ficar o jardim francês do novo Museu do Ipiranga
Créditos: H+F Arquitetos / Divulgação
Olha que lindeza vai ficar o jardim francês do novo Museu do Ipiranga

Com essa mudança, o acesso para pedestres, carros e ônibus fretados será mais fácil. Sem contar a preocupação com acessibilidade. Haverá um novo estacionamento, com gradis e portões reformados, além de elevadores, escadas rolantes, corrimãos, rampas e recursos para pessoas com deficiência visual, como mapas e piso táteis.

Dentro do museu, uma importante modificação diz respeito à estrutura montada para garantir mostras mais interativas. Há projetores e instalações multimídia, permitindo uma experiência única para os visitantes.

Fala sério, esse novo Museu do Ipiranga vai ficar incrível, não? Para acompanhar todas as novidades, acesse o Instagram @museudoipiranga. O preço do ingresso ainda não foi divulgado, mas provavelmente será um valor popular e terá pelo menos um dia de gratuidade, como tradicionalmente funcionam os museus do governo estadual.


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Aproveite e veja outros passeios imperdíveis em SP: