SOL FULGURANTE: Exposição marca os 60 anos do Golpe Militar

Exposição "SOL FULGURANTE: Arquivos de vida e resistência" destaca acervos e diálogos sobre o Golpe Militar no Brasil! Bora conhecer na Pinacoteca?

Até 18 de agosto de 2024

Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

De quarta a segunda, das 10h às 18h

A Pinacoteca de São Paulo, em colaboração com o Memorial da Resistência, inaugurou a exposição “SOL FULGURANTE: Arquivos de vida e resistência”, marcando os 60 anos do Golpe Militar brasileiro. Localizada no 2º andar da Pina Estação, a mostra revisita o estado de exceção por meio dos acervos artísticos e documentais das duas instituições.

O edifício que abriga a exposição, antes o Deops/SP, hoje Memorial da Resistência, foi palco de repressão política durante a Ditadura Civil-Militar. A coleção Alípio Freire, pela primeira vez exibida na Pinacoteca, se destaca, revelando trabalhos de ex-presos políticos dos presídios de São Paulo.

Obras contemporâneas, como “Fantasmas da Esperança” (2018), de Marcela Cantuária, também compõem a mostra, incitando discussões simbólicas.

Além disso, o acervo Bajubá registra a diversidade sexual e de identidades de gênero no país durante o período militar. A mostra, em cartaz até 18 de agosto na Pina Estação, propõe uma reflexão profunda sobre memória, resistência e arte.

Conheça mais cantinhos de São Paulo: