Cachoeiras do Horto

Foto: (Cariocando no Rio)
Cariocando no Rio

á fui eu "renovar a alma". Feliz, contente e... desavisada. Confira os erros e acertos

Sobre

As Cachoeiras do Horto eram apenas um mito que residia no meu imaginário mais remoto. Via fotos de pessoas nas quedas d’água com legenda “alma renovada” e sentia que tinha uma dívida comigo mesma. Pois bem. Lá fui eu “renovar a alma”. Feliz, contente e… desavisada. 

As Cachoeiras do Horto ficam no Parque da Tijuca. O acesso é simples, só jogar no seu mapa de preferência. Além disso, dá para chegar de carro, de ônibus ou por trilha.

Desavisada, fui pra lá de chinelo achando que era um look despojado e apropriado e “ah, me deixa, sou carioca”. NÃO faça isso. Para chegar até a cachoeira, tem uma mini trilha e os chinelos escorregam muito nas pedras! Use TÊNIS com solado antiderrapante e que possam molhar.

A trilha é íngreme, mas tranquila e bem sinalizada. Em 20 minutos para chegar até a primeira das Cachoeiras do Horto. São váárias cachus no Parque, mas a mais famosinha é a “Cachoeira do Chuveiro“. 

Se puder evitar o domingo, evite. A trilha fica consideravelmente mais cheia e tem fila até pra queda d’água da cachu. Além do mais, as novas regras do parque limitam o número de pessoas dentro da área de conservação. Melhor opção é ir durante a semana ou bem cedinho no fim de semana.

Ingressos

Grátis

Datas e horários

Todo dia

Entrada das 8h às 17h; permanência até 19h no verão e 18h o resto do ano

Acessibilidade

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados