TIMEREPUBLIK: plataforma propõe que pessoas troquem serviços sem usar dinheiro
No passado, para sobreviverem, as pessoas se ajudavam mutuamente com a prática do escambo de bens e serviços. Pela necessidade de repensar os hábitos de consumo, observa-se atualmente um retorno da prática em todo o mundo – sendo a tecnologia agora uma grande aliada deste cenário.
Uma das iniciativas protagonistas dessa tendência, conhecida como consumo colaborativo – que substitui o uso do dinheiro pelo tempo para se obter e oferecer serviços – é o banco de tempo TIMEREPUBLIK. Trata-se de uma platafoma em que as pessoas cadastradas podem permutar serviços dos mais variados sem ter de gastar um só centavo.
O portal funciona a partir da combinação de créditos de tempo. Quando alguém presta um serviço para outro usuário, ganha a mesma quantidade de horas utilizada para obter um serviço na plataforma.
- Saiba por que estes exercícios “blindam” seu corpo contra o câncer
- Você pode estar sofrendo de depressão sem saber; veja 5 sinais surpreendentes
- USP disponibiliza curso de polonês de graça; faça sua inscrição agora
- 3 maneiras de usar seu dia a dia para acumular milhas e viajar mais
Como funciona
Por exemplo, um dentista que precisa de um técnico em informática, em vez de gastar dinheiro contratando o serviço, pode encontrar o profissional no TIMEREPUBLIK. Em troca, esse técnico terá direito a fazer uma consulta com o dentista. Mas se, em contrapartida, o técnico não tiver interesse na consulta odontológica, ele terá o mesmo tempo que gasto para contratar outro serviço que quiser, quando quiser e de forma gratuita.
A versão brasileira da plataforma foi inaugurada em setembro deste ano. Os usuários podem navegar por mais de 300 tipos de serviços / talentos diferentes divididos em 13 categorias. Abaixo, você assiste ao vídeo explicativo da plataforma (em inglês):