Quem são e como vivem os ciganos da nova era
O fotógrafo Iain McKell passou 10 anos acompanhando viajantes que misturam tradição e adaptação ao mundo moderno
Eles vivem em comboios de panos coloridos que viajam de festival para festival e saltam de terreno ilegal para terreno ilegal, sob o olhar furioso de proprietários de terra e de famílias sedentárias comuns. Eles são os jovens criados na cidade que, alimentados pelo espírito punk e pela filosofia anarquista, subiram a bordo de veículos maltratados para fugir do mundo moderno em direção a uma vida de liberdade nômade. Eles são os “ciganos da nova era”.
Curiosamente, ao mesmo tempo em que esses viajantes se aproximam das origens ciganas, preferindo usar tradicionais caravanas puxadas por cavalos em vez de caminhonetes velhas, eles também parecem estar abraçando a tecnologia moderna, como telefones celulares, laptops e até mesmo redes sociais.
Foi para contar a história dessa gente – e essa adaptação da tradição cigana ao mundo contemporâneo – que o fotógrafo Iain McKell viveu com um pequeno grupo de viajantes por mais de 10 anos. O resultado da experiência está no livro “The New Gypsies“, lançado recentemente. Na galeria abaixo é possível conferir um pouco deste trabalho.
- MEC oferece mais de 60 cursos gratuitos 100% online; confira
- Estes são 5 traços de personalidade, segundo a psicologia
- 3 praias no Rio de Janeiro que vão te conquistar neste verão
- Grand Plaza traz o mundo encantado do Miraculous como tema do evento de férias