Mundial da Educação: o que é e como funciona
Nosso sonho é ocupar os espaços que as cidades já oferecem com atividades e intervenções educativas, expandindo o processo de ensino e aprendizagem para além das escolas. Todo mundo está convidado a participar, afinal, para contribuir de forma efetiva para a educação no Brasil precisamos não só de novos espaços, mas também de novos agentes.
Queremos contribuir de forma ativa para a agenda de educação integral no Brasil.
A educação integral reconhece oportunidades educativas que vão além da vivência tradicional da escola, compreende a vida como um grande percurso de aprendizado e a reconhece como uma grande, permanente e fluída escola. Nessa perspectiva, todos – escola, família, comunidade e a própria cidade – são educadores e aprendizes de um mesmo processo.
- João Fonseca é eleito o melhor da nova geração por ex-técnico de Serena Willians
- 13 fatos essenciais sobre o autismo
- Universidade da Carolina do Sul liga hábito de saúde bucal à prevenção de AVC
- Por que guardar sua escova de dente no banheiro pode ser um erro para sua saúde bucal
Todo mês, lançaremos uma convocação para uso dos espaços da cidade.
Para fazer uso dos espaços da cidade, é preciso um ponto de partida, saber por onde começar. Por conta disso, todo mês, vamos preparar um material com sugestões de atividades e intervenções que podem ser feitas nesses territórios. Essas convocações são abertas. Todo mundo está convidado a organizar uma ação em sua cidade, assim como a contribuir com uma dica de algo que já tenha realizado ou queira realizar.
As 12 cidades-sede da Copa serão o ponto de partida.
Nosso primeiro mapa de ativação contará com Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Brasília, Manaus, Natal, Recife, Fortaleza e Salvador. Cada cidade contará com um grupo de ativadores, articuladores do Mundial que vão impulsionar a mobilização localmente, promovendo atividades e intervenções, mobilizando escolas, alunos e a comunidade e compartilhando experiências. Se você quer ser um ativador na sua cidade, é só se inscrever aqui: http://bit.ly/1cnT8R8
Vamos usar a tecnologia para dar esse salto.
Criamos uma página dentro da plataforma Catraca Livre onde serão comunicadas todas as ações do Mundial. E a porta está aberta: qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode compartilhar as atividades educativas que está organizando na sua cidade através da Rede. Basta fazer o cadastro e publicar!
Além disso, vamos disponibilizar um infográfico para que qualquer escola no Brasil possa construir seu próprio aplicativo para celular, aproximando as escolas da nova tecnologia e incentivando-as a compartilhar experiências educacionais, além de um aplicativo para os ativadores, que servirá como guia de bolso e auxílio durante todo o Mundial.
O movimento é aberto e você está convidado a participar
O desafio é grande e, quanto mais pessoas se unirem em torno dele, melhor. Hoje, o Mundial da Educação conta com 10 parceiros que se uniram para colocar o projeto de pé, mas a intenção é que todos possam colaborar.
Quer se tornar um parceiro do Mundial? Mande um e-mail para ola@mundialdaeducacao.org e vamos conversar!
AoQuadrado, Catraca Livre, Centro de Referências em Educação Integral, Fábrica de Aplicativos, Fundação Itaú Social, Fundação SM, Imagem, Imagina na Copa, Inspirare, Todos Pela Educação