Tenha uma microfloresta em casa: monte um terrário

15/06/2013 01:15 / Atualizado em 06/05/2020 15:31

como-montar-um–por-Marco-Antonio
como-montar-um–por-Marco-Antonio

Para quem quer decorar o lar ou o ambiente de trabalho e não tem espaço para cultivar um jardim, montar um terrário é uma ótima opção.

Terrário é um recipiente onde se recria condições semelhantes ao ambiente natural. Fáceis de montar e cultivar os terrários não requerem muitos cuidados, nem mesmo adubar é preciso. Apenas regar borrifando um pouco de água. Eles podem ser feitos de vidro, madeira, PVC, acrílico, e outros materiais desde que tenha ao menos uma parte transparente para que se possa observar o seu interior. Além de pedras, carvão, terra, musgos e principalmente plantas os terrários podem também ser adornados com objetos pequeninos.

Thiago André, expert em criar paisagens, começou a cultivá-los pois sentia falta de um verde, durante o inverno rigoroso, quando morava em Nova York. De tanto criar o que ele chama de “florestas encapsuladas”  adquiriu conhecimento sobre como mantê-las sempre belas. Por isso recomenda: para os terrários abertos basta borrifar 250 ml de água com um spray de três a quatro vezes por semana. Já os vidros fechados precisam ser regados com a mesma quantidade de água apenas uma vez ao mês. A exposição ao sol deve ser feita de forma indireta para não queimar as plantas. Abaixo Thiago André mostra passo a passo como é simples montar um terrário. Confira:

Materiais

 
 

Plantas: 01) Lágrima-de-bebê; 02) Selaginela; 03) Fitonia vermelha; 04) Minibromélia ; 05) Musgo fresco.

Outros materiais:  6) Pá de jardinagem; 7) Carvão ativado; 8) Casca de pínus; 9) Tesouras pequenas; 10) Pedaços de tijolo; 11) Terra.

 

Como fazer

 
 

1) Limpe o recipiente e dentro dele de forma centralizada, coloque uma fina camada de carvão. Acrescente a casca de pínus e um pouco mais de carvão que deve ser misturado à casca. Apenas a terra ficará aparente no final.
2) Cubra a camada anterior que é responsável pela drenagem com terra, e coloque também um pouco nas laterais. Use um pano umedecido ou um papel toalha para limpar a terra que eventualmente tenha ficado nas paredes do vaso.
3) Coloque as plantas maiores no centro e as menores ao redor. Para finalizar insira pedaços de tijolo, gravetos e outros ornamentos.
4) Com um spray de 250 ml, molhe todas as plantas.

Os terrários podem ser criados nos mais diversos recipientes. Porém para os iniciantes é mais fácil montar num vidro de boca larga, como o do exemplo utilizado acima.

Com informações do Casa.com.br