Protótipo do trem de levitação magnética brasileiro deve ficar pronto em 2014

Veículo é ideal para transportes urbanos. Vantagens do modelo brasileiro são a estabilidade e baixo custo de instalação

Segundo o professor Richard Stephan, coordenador do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup), da UFRJ, o o primeiro trem de levitação magnética brasileiro, o Maglev Cobra, pode ter um protótipo ainda em 2014.

Protótipo do Maglev Cobra

As obras foram iniciadas em abril de 2013,  em projeto desenvolvido pelo Lasup, com financiamento do BNDES (Banco de Desenvolvimento Ecnômico e Social) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ (Faperj). O custo total será entre R$ 5,8 milhões e R$ 4,7 milhões.

Segundo o coordenador do projeto, o veículo urbano tem curto tempo de implementação e baixo custo, 1/3 mais barato que o metrô. Isso porque deve ser instalado em via elevada, sem necessidade de escavação.

Esquema explica como funciona o trem

O veículo não utiliza combustível fóssil e consome menos do que um trem elétrico, pois não existe atrito. Ainda não existe nenhuma linha confirmada para o trem.

Via Mobilize.