Uma estrada que carrega carros e caminhões elétricos enquanto eles estão em movimento

Com sua estrada elétrica em fase de testes, a fabricante sueca Volvo está procurando uma forma de, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente e vender mais automóveis

As faixas de carga no solo só liberam a energia elétrica por pouco tempo, em um pequeno espaço e se o veículo estiver em alta velocidade, o que não representa perigo para pedestres.

Carregar veículos elétricos enquanto eles estão em movimento é uma tecnologia que parece complicada. O que muitas pessoas não sabem, contudo, é que ela já está em desenvolvimento. Na Suécia, a Volvo está testando uma estrada que faria os automóveis ficarem em contato direto com a fonte de energia.

Para isso, dois métodos estão sendo analisados. Em um deles, a carga elétrica fica em cima das vias, como nos trólebus. No outro, duas barras de metal ficam no solo da estrada, alimentando os carros por um gancho, como em um autorama. Este segundo método é mais promissor e, conforme os responsáveis pelos testes, não oferece risco de choques para os pedestres.

O objetivo dos pesquisadores é garantir que carros e caminhões elétricos tenham energia suficiente para fazer longas viagens usando menos petróleo e, claro, vender mais automóveis do tipo – segundo a empresa, um dos principais motivos pelo qual pessoas não compram veículos elétricos é o medo de ficar sem bateria. Os resultados, por enquanto, são positivos. Os caminhões já estão conseguindo atingir 80km/h.

Por Redação