Arquiteto redesenha o Recife em livro com propostas para melhorar a cidade
O livro digital "Recife Enxerido" traz ideias para uma cidade mais inteligente e circula na redes sociais
Plataformas flutuantes distribuídas ao longo do Capibaribe, para estreitar a relação dos moradores com o rio.[/img]
Foi justamente para dizer como tudo isso (e muito mais) pode ser feito na prática para tornar a capital pernambucana uma cidade melhor, que o arquiteto e urbanista César Barros escreveu o livro digital “Recife Enxerido”.
A publicação pode ser lida na internet e traz 272 páginas com os planos e sonhos do arquiteto para a cidade. As ideias trazem sugestões de como melhorar a vida do Recife em aspectos que vão desde plantar mais árvores para diminuir o calor, passam por um redesenho de vias movimentadas da cidade e chegam até como valorizar o patrimônio histórico presente na arquitetura recifense.
Nos planos de César Barros a Avenida Conde da Boa Vista, por exemplo, viraria um corredor arborizado, com calçadas elevadas, veículo leve sobre trilhos e ciclovias. Parece um sonho? Sim, mas antes de a realidade acontecer alguém precisa sonhar.
O livro é dividido em 10 tópicos que versam principalmente sobre as maneiras de devolver a cidade a quem vive nela. Uma cópia da publicação foi entregue ao prefeito Geraldo Julio.