Evento sobre “racismo velado” acontece no mês da abolição na Uerj
Um dos temas do evento é a projeção do negro na mídia
Até o próximo dia 3 de maio é possível se inscrever para o evento “Em Foco: O Racismo Velado Brasileiro”, que acontece na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), entre 7 e 9 de maio. O projeto foi criado a partir da necessidade em se discutir temas polêmicos referentes aos preconceitos existentes na sociedade brasileira.
Cada dia de evento tratará de um aspecto do racismo. O primeiro dia irá focar na retomada histórica acerca do racismo no Brasil; no segundo dia o tema é a projeção do negro na mídia e o último dia haverá a exibição de vídeos com notícias veiculadas sobre o racismo, seguido por uma mesa de debate.
Entre os palestrantes estão Júlio César Tavares, da Universidade de Austin, Texas; Priscila Celeste, criadora da página “Preconceito Racial não é Mal Entendido” no Facebook ; Washington Rimas, o “Feijão” do Afroreggae e os atores Mauricio Gonçalves e Marcelo Melo.
- Superbet: Aproveite a promoção Superspin
- Tomar café apenas neste período está associado a um risco menor de morte prematura
- Universidade de Oxford: 20 cursos gratuitos para fazer nas férias
- 5 motivos que levaram Bruno Gagliasso e Gio Ewbank a Praia do Marceneiro
O evento é gratuito e acontece a partir das 18h. As palestras acontecem no auditório 91 do Campus Maracanã. Os interessados devem enviar email para [email protected], contendo nome completo, contato telefônico, curso e instituição de ensino. Confira a programação:
7 de maio
– Palestra com Júlio César Tavares
(Doutor em Antropologia – Universidade de Austin, Texas)
8 de maio
– Palestra “O negro na classe média”, com Guilherme Nogueira (doutorando em Ciências Sociais na UERJ).
– Debate com os atores Mauricio Gonçalves e Zezé Motta (a Confirmar)
9 de maio
– Exibição de vídeos com notícias veiculadas sobre o racismo.
Mesa de debate com: Priscila Celeste (criadora da página “Preconceito Racial não é Mal Entendido” no Facebook), Washington Rimas, “Feijão” (Afroreggae) e Marcelo Melo.