Conheça 10 pubs históricos do Reino Unido

Os pubs com histórias para contar

Poucas referências britânicas são mais onipresentes no cotidiano do Reino Unido do que os pubs, os tradicionais bares que se encontram por todos os cantos e desempenham importante função comunitária, servindo de ponto de encontro dos moradores locais.

Das antigas cervejarias às tabernas literárias, a Inglaterra possui centenas de pubs históricos a serem explorados. Conheça abaixo dez dos mais interessantes e arquitetonicamente importantes do país.

1 – Philharmonic Dining Rooms (Liverpool)

Construído em 1858, o The Phil, como é carinhosamente conhecido, é especial desde as portas de ferro douradas até os mictórios de mármore nos banheiros masculinos.

Localizado convenientemente entre as duas imponentes catedrais de Liverpool, esse templo ao design vitoriano de pubs também possui pisos em mosaico e vitrais. John Lennon disse, de forma memorável e em tom de reclamação, que o maior preço da fama era “não poder tomar um drinque no Phil”.

2 – Eagle and Child (Oxford)

Beba algo no clima de Oxford, nesse pub do século 17 que foi o favorito de J. R. R. Tolkien, C. S. Lewis e, posteriormente, do criador do Inspetor Morse, Colin Dexter. Você verá, nos dias de hoje, que o Eagle and Child é um pub simples, porém com ótimas cervejas. Outros pubs históricos de Oxford incluem o The Bear e o Lamb and Flag.

3 – Olde Cheshire Cheese (Londres)

Em Londres, de todos os pubs fascinantes, históricos e dignos de visita que foram relacionados, escolhemos um do século 17, o Olde Cheshire Cheese. Seu aconchegante labirinto de salas escuras cheira a história. Mark Twain, Alfred Tennyson e Sir Arthur Conan Doyle eram clientes regulares. O pub é celebremente mencionado em “Um Conto de Duas Cidades”, de Charles Dickens. Atualmente, seus confortáveis recintos oferecem um lugar perfeito para uma cerveja revigorante após um dia longo de passeios turísticos.

4 – Olde Trip to Jerusalem (Nottingham)

Parada favorita dos cavaleiros das cruzadas a caminho da Terra Santa, o Olde Trip to Jerusalem tem estado sob o Castelo de Nottingham desde 1189. O local está ligado às grutas na base do castelo e ainda possui o clima envolvente de uma caverna. Nas adegas do pub ficavam o cárcere do castelo e um antigo local para rinha de galo.

5 – Crown Posada (Newcastle)

The Crown Posada, no centro da cidade, tem muito charme vitoriano e espírito georgiano. Tome uma cerveja Newcastle Brown Ale e admire os magníficos vitrais e espelhos dourados da era pré-rafaelita, além do teto artesoado. Um velho gramofone em um armário de madeira e uma pilha de LPs fornecem um fundo musical suave quando o pub está tranquilo.

6 – Haunch of Venison (Salisbury)

The Haunch of Venison funciona desde o século 14. Seus dois balcões possuem várias características próprias, entre elas o último tampo de peltre completo existente na Inglaterra e o “horsebox”, um pequeno balcão supostamente utilizado por Churchill e Eisenhower durante o planejamento dos desembarques do Dia D. O balcão House of Lords exibe com orgulho uma mão decepada e mumificada, dita ser de um trapaceiro nas cartas.

7 – The Eagle (Cambridge)

Apesar do grande movimento de turistas e estudantes, o The Eagle vale a pena ser visitado por sua história diversificada e romântica. James Watson e Francis Crick frequentaram o local durante as suas pesquisas pioneiras sobre DNA, e o balcão da RAF (Força Aérea Real) apresenta um teto com grafites da Segunda Guerra Mundial feitos de batom, fumo e parafina.

8 – Britons Protection (Manchester)

Britons Protection é recheado de detalhes decorativos vitorianos e famoso por sua seleção desconcertante de uísques. Lareiras, móveis em madeira maciça e vidros jateados emprestam ao lugar uma agradável e antiga atmosfera. Os azulejos retratam o abominável Massacre de Peterloo, em 1819, quando tropas do governo mataram 15 pessoas que participavam da manifestação pela reforma parlamentar. O incidente aconteceu nas proximidades do pub.

9 – Café Royal (Edimburgo)

Construído em 1863, the Café Royal é uma joia vitoriana que reúne estuques ornamentados, vitrais e mármore que produzem um efeito deslumbrante. Entretanto, o que mais se destaca é o conjunto exclusivo de murais de cerâmica Doulton retratando inventores importantes, como Watt, Faraday e Caxton. A comida é excelente, com pratos escoceses tradicionais, como o Cullen Skin e o Arbroath Smokies.

10 – The White Lion, Barthomley (Cheshire)

Vencedor do prêmio “Unspoilt Pub of the Year”, da publicação Good Pub Guide, o The White Lion possui um fantástico interior em estilo Tudor, com iluminação suave, uma cobertura de palha e janelas de treliça. Barthomley é um charmoso vilarejo, e do jardim do pub é possível avistar a igreja de St. Bertoline, do início do século 15.

Se você quiser saber mais sobre os fantásticos pubs do Reino Unido, visite o site Good Pub Guide.