O metrô como você nunca viu

A função do metrô como meio de transporte, já é um conceito ultrapassado. Agora as estações também são galerias de arte. Veja aqui a programação para o mês de novembro.

Por: Catraca Livre

Atualmente o metrô da cidade de São Paulo é ocupado por poetas, músicos, fotógrafos, que utilizam o espaço para espalhar arte. Saraus, espetáculos de teatro, aulas de dança, cinema, todas essas atividades estão no projeto “Encontros”, na estação Santa Cecília, logo depois da catraca.

________________

Veja também

Poesias invadem o metrô

_________________

O projeto “Linha da Cultura” possibilita que em cada linha, seja possível encontrar alguma manifestação artística.  Confira aqui a programação do mês de novembro para estação Santa Cecília e o cada linha reserva para este mês.

Santa Cecília

No dia 10 de novembro, a estação recebe a exposição “Poptogramas”.

“Poptogramas” são os pictogramas pop. Por meio deles, Daniel Motta faz uma releitura divertida de grandes artistas da música brasileira e convida o público para um interessante quiz. A exposição começa no dia 10 de novembro e vai até 30.

3 de novembro

15h | Conc(s)erto de improviso |

O público é convidado a escolher um estilo musical e um tema para que as palhaças Coxines e Coxones criem composições espontâneas,  com letra e música improvisadas no momento da apresentação.

4 de novembro

18h | ENCONTROS DE DANÇA |  Dançaria Passos e Compassos | Samba e salsa

5 de novembro

18h “Projeto Som Jovem” Grupo Avont’z (MPB)

6 de novembro

18h às 19h, “Curta Encontros”.

Serão exibidos para o públicos dois filmes.

Documentário “Hiato”, de Vladimir Seixas. O filme conta a história de um grupo de manifestantes que em um grande shopping da zona sul da cidade.

“O Troco”, de André Rolim. Uma atendente de tele-marketing tenta convencer um casal a adquirir mais um produto de sua empresa

9 de novembro

18h Projeto Som Jovem recebe o Bloco Teodoro, grupo de MPB, para apresentação.

11 de novembro

Projeto Encontros de dança, às 18h, com Philip Miha, gênero Zouk e forró

13 de novembro

Projeto “Curta Encontros”, das 18h às 19h, serão projetados:

“A Família Palhaço” 7. O filme de Maurício Saldanha conta a história de uma família como qualquer outra, relacionando-se diferentemente.

“A Ilha”, de Alê Camargo. A Ilha conta a história de Edu, um rapaz que fica ilhado em uma grande metrópole.

“Viver a Vida”, de Tata Amaral.  O filme conta o cotidiano do office boy Clemson, repleto de filas, esperas, trambiques, música e gente, no qual seu comportamento acaba por refletir a atitude da maioria dos brasileiros que sempre encontram saídas pela tangente.

17 de novembro

“Que navio é esse?”, leitura de trecho de livros sobre a cultura dos negros africanos, às 15 horas,

Em comemoração à semana do Dia da Consciência Negra,  em novembro, a contadora de história Tecka Mattoso propõe a realização de uma seleção de histórias a partir de trechos de livros sobre a cultura dos negros africanos.

18 de novembro

Às 18h, o projeto “Encontros de Dança” recebe o Espaço Vila com aulas de bolero e “soltinho”.

19 de novembro

Projeto Som Jovem, às 18h, recebe o grupo “Dadivosas”.

20 de novembro

O projeto “Curta Encontros” apresenta dois filmes e uma animação.

“O Ano do Porco”, de Cláudia Calderon.  Em um cortiço do bairro chinês de Havana a vida de seus habitantes se vincula, casualmente, através de uma reação em cadeia provocada por um engano de Chang, o entregador do restaurante “A rainha de Xangai”.

“Crônica de uma imagem musicada”, de Pedro Jorge. Charles é um escritor obcecado por cigarros, café e jazz. Sua vida se transforma quando descobre, em um antigo teatro um espetáculo de tango.

“4=1”, de Nelson Nascimento. Felipe acha uma moeda na rua e precisa decidir se a pega ou não.

23 de novembro

O “Projeto Som Jovem” recebe Fóssil grupo de jazz instrumental.

24 de novembro

Projeto Sarau do Metrô

Encontro literário com leitura de poemas, aberto ao público

O mês de novembro recebe Vagner Sampaio organizador do Sarau Poesia na Brasa.

Vagner Sampaio de Souza, poeta, percussionista, estudante de Ciências Sociais e educador social desde 2005,  é um dos organizadores do Sarau Poesia na Brasa

25 de novembro

O projeto “Encontros de Dança” traz a Cia Dança Lu Mayumi para ensinar os passageiros do metrô o tango.

27 de novembro

O projeto “Curta Encontros” traz dois filmes das 18h às 19h.

“Boa Noite, Fátima”, de Caio Rubens. Quem é o responsável pela má qualidade dos programas exibidos na TV?

“No Fio do Podão”, de Tatiana Lohmann e Sérgio Roizenblit. A paisagem de grandes parcelas do interior paulista está em processo de transformação. Impulsionadas pelo interesse internacional no etanol, as plantações de cana-de-açúcar proliferam por toda parte. Em meio às plantações, distante de sua terra e de suas referências culturais, esse trabalhador volante subsiste em condições extremamente difíceis.

29 de novembro

Às 11hs, o projeto “Cinema Encontros” exibe o filme “Bodas de Papel”

Candeias é uma pequena cidade do interior de São Paulo, esvaziada para a construção de uma usina hidrelétrica. Ali vive Nina (Helena Ranaldi), que passou boa parte de sua infância na companhia do avô, dono do único hotel da cidade, não resiste à mudança para a capital e acaba morrendo. Anos depois, Nina lê no jornal que o governo desistiu do projeto da hidrelétrica. Candeias, então, ainda com ares de cidade fantasma, vai aos poucos readquirindo vida, com o retorno de alguns moradores, entre eles Nina, que decide reformar e administrar o hotel do avô e acaba vivendo uma história de amor com um arquiteto argentino (Darío Grandinetti).

Confira a programação por linhas

Linha1

Estação Tiradentes

“O Divino Espírito Santo e a Festa e a Festa do Divino”

(De 1º a 30 de novembro)

A exposição traz o pombo, considerado representante do Espírito Santo, mensageiro e portador de sete dons: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e o Temor de Deus.

Estação Luz

“Vieira- Vida e Obra”

(de 10 a 30 de novembro)

O objetivo desta exposição é divulgar a vida e a obra do padre Antonio Vieira, um dos mais influentes e importantes autores da língua portuguesa.

Estação Liberdade

“Vitrine de Ikebana”

( a 30 de novembro)

Flor: pura suavidade, paz, frescor, simplicidade, nitidez do orvalho. A  arte do Ikebana transporta para o arranjo a beleza da criação.

Estação São Bento

“Simbologias do Habitar”

(de 1º a 30 de novembro)

Local: Vitrine Sala Sustentável


A proposta da mostra refere-se à rediscussão conceitual da forma de habitar o mundo e o universo da casa, fazendo-nos refletir sobre as ocupações responsáveis: casas e prédios inteligentes e em comunhão com a natureza.

10 Anos da Festa Cavalo Nóia: Uma Retrospectiva Popular

(de 10 a 30 de novembro)

Local: Vitrine de São Bento

“Cavalo Nóia” é uma festa popular tradicional da Vila Missionária, bairro da região sul de São Paulo. A mostra reúne trabalhos artístico-pedagógicos criados para a festa que acontece anualmente toda última sexta-feira do mês de novembro.

Estação Santa Cruz

Vitrine Lasar Segall

Pagu / Oswald / Segall e Lasar Segall Retrospectiva

(de 1º a 30 de novembro)

Veja na mostra a capa do catálogo da exposição Pagu/Oswald/Segall (foto de Gregori Warchavchik, 1943) e a reprodução da obra Navio de Emigrantes (1939/41),um óleo com areia sobre tela do artista Lasar Segall.

[Tab: Linha2]

Estação Chácara Klabin

Peixes do Brasil”

(10 a 30 de novembro)

A exposição irá oferecer ao público um conhecimento sobre a nossa biodiversidade, por meio da visão de fotografias, refletindo e tomando conhecimento sobre as várias espécies de peixes existentes no Brasil.

Estação Paraíso

QUILOMBOLAS – CULTURA DA RESISTÊNCIA”

(10 a 30 novembro)

Fotos do livro homônimo documentam as comunidades negras remanescentes de quilombos em 13 cidades do Estado de São Paulo.

Estação Trianon-Masp

Exposição “Metrô de Lá”

(10 a 30 de novembro)


Exposição de fotos do Metrô de Moscou que revelam, em diferentes ângulos, aspectos culturais, arquitetônicos, regionais e espaciais desse transporte.

“Akinori Nakatani– Uma expressão entre duas culturas”

(1 de novembro a 30)
Exposição que faz uma breve retrospectiva das obras desse  artista, em busca da materialização cognitiva entre a cerâmica e a essência da vida.

“São Paulo de Borghese”

(1º a 30 de novembro)

Obras do pintor Innocêncio Borghese (1897- 1985) de estilo clássico, registrou a paisagem e o dia a dia do povo de São Paulo onde viveu e trabalhou. Como mestre, destacou-se  na formação de várias gerações de artistas.

Estação Clínicas

“Retratos da Esperança”

(de 10 a 30 de novembro)

Exposição que aborda a esperança, mostra as fotografias vencedoras do 2º concurso realizado pelas associações de apoio ao paciente, tendo como objetivo conscientizar e divulgar, por meio da arte, as doenças onco-hematológicas(linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia)  e a talassemia.

Exposição Pop Brasil

(10 a 30 de novembro)
Abusando de cores fortes e brilhantes, Rodrigo Lima retrata temas popularizados pela publicidade, referências que fazem parte do inconsciente popular dos brasileiros.

Estação Vila Madalena

“Rito: Um Reencontro com a Nossa Identidade”

(10 a 30 de Novembro)

As obras são “esculturas” bidimensionais inspiradas nas geometrias africanas e indígenas. Sua base primordial é a terra. O artista, em sua pesquisa, baseou-se  nos rituais, signos e símbolos dessas culturas.

Linha3

Estação República

“História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República”

(10.11.2009 a 30.11.2009)

A exposição revela a pesquisa cultural feita para a elaboração de uma HQ (história em quadrinhos) e ainda conta a história da Proclamação da República de maneira irreverente.

Estação Sé

Noites nas Montanhas”

(10 a 30 de Novembro)

Para pintar esta série, o artista inspirou-se em recordações da infância e de sua terra natal. Um mundo todo seu; composto de montanhas, de céu, de cruz, de  torre, de Deus. Para ele, uma terra sagrada.

Estação Corinthians-Itaquera

Grafites Urbanos”

(10 a 30 de novembro)

Constituída de imagens realizadas por alunos do curso de Artes Visuais da UniCastelo, a exposição refere-se a diferentes experiências e modos de vida da cidade de São Paulo, por meio da linguagem do grafite sobre papel.

Linha5

Estação Capão Redondo

“Taiwan Sublime”

(10 a 30 de novembro)

Imagens de renomados fotógrafos taiwaneses mostram, sob diferentes perspectivas, as belezas naturais e culturais da ilha de Taiwan.

Mostras Fixas

“A Cidade e seus Bairros”

Estação Alto do Ipiranga
“Ipiranga: O Bairro do Grito!”

( a 30 de novembro)

Exposição que resgata, em parte, a história do bairro do Ipiranga, a partir das trilhas dos índios – hoje Caminho do Mar, até a transformação do bairro nos anos 60.

Estação Largo Treze

“Santo Amaro”

( a 30 de novembro)

Exposição que resgata parte da história desse bairro em seis tópicos: As Origens, Quem Fez e Faz Parte da Região, A Cidade que Vira Bairro, Viver em Santo Amaro, Ir e Vir de Santo Amaro e ao Longo do Século XX.

Estações: São Judas| Ana Rosa | República | Tatuapé| Largo Treze

Tambor Arte”

(10 a 30 de novembro)

Jovens artistas  paulistanos grafitaram 50 tambores, inspirados no tema Better City, Better Life (Cidade Melhor, Vida Melhor).