Últimos dias para ver exposição de Brecheret

Pai de um dos monumentos mais significativos da cidade de São Paulo, o “Monumento às Bandeiras”, Victor Brecheret ganha exposição na cidade

31/10/2009 12:32 / Atualizado em 14/03/2013 14:06

divulgaçãoArte indígena de Victor Brecheret
Arte indígena de Victor Brecheret

Até dia 10, na Caixa Cultural fica em cartaz “A Arte Indígena de Victor Brecheret”. Com curadoria de Maria Aparecida Brecheret, a exposição traz obras inspiradas nos antepassados indígenas e no primitivismo milenar.

Para a mostra foram selecionadas 24 esculturas e 23 desenhos, inspirados na cultura indígena, brasilianista e marajoara, oriunda da Ilha do Marajó, no Pará. Inspirado nos antepassados e no primitivismo milenar, o artista criou grafismos que lembram escritas antigas.

A terracota é um dos materiais que o artista usava para entalhar lendas e mitos indígenas, como as obras “Drama Marajoara”, “Filha da Terra Roxa” e “Índio e a Suaçuapara”, ganhador do prêmio de melhor escultura nacional na 1ª Bienal de Arte de São Paulo, em 1951. Além da terracota e da madeira, ele esculpia em pedras.

Encontrou três pedras enormes que foram arrastadas pela maré até a praia, e nelas entalhou a história de uma índia e um peixe. Nesta obra, o autor se aproxima do primitivismo e marca o instante em que a escultura deixa de ser baixo relevo e se transforma em gravura.

Para saber mais sobre o artista acesse