Espaço cultural une arte e tecnologia

divulgação
Espaço destinado a projeção

O  espaço cultural do Grupo de Arte Global (GAG) surgiu em 2007 com a proposta de ser um local para o Grupo ensaiar os seus espetáculos. Localizado no bairro da Vila Romana, zona oeste de São Paulo, o lugar acabou se tornando também um pólo cultural aberto ao público onde rolam apresentações artísticas, exposições e eventos.

A história do GAG começou em 2005 quando os artistas Rubens Velloso, Mirela Brandi, Marisa Sant’ana, Marcos Azevedo e Beto Matos se juntaram com o objetivo de pesquisar e usar novas linguagens em espetáculos de dramaturgia. O coletivo estreou com a peça “Galileo Galilei”, que misturava projeções videográficas e apresentações ao vivo da Orquestra da Câmara da USP.

O projeto deu certo e eles sentiram que para dar continuidade precisavam de um local para ensaiar. “Quando estávamos pensando em procurar um lugar para o grupo, recebemos a oferta de ocupar um galpão que era uma loja de design,” conta Rubens.

A loja de design
A dona do espaço fez a oferta: ela deixaria os móveis caso alguém quisesse comprar algo, eles vendiam, e ao mesmo tempo, podiam usar as cadeiras, sofás e mesas para a platéia sentar ou para seus projetos.

O grupo aceitou a proposta e mudou-se para o galpão. Com sobra de espaço começou a promover constantemente eventos culturais. “No começo rolavam apresentações musicais e algumas experimentações de teatro. Achávamos mais fácil conseguir público com música. Agora, acontecem exposições de fotografia, grafite, vídeos e outros projetos”, acrescenta Rubens.

Todas as propostas artísticas que se apresentam no GAG são ligadas às novas linguagem tecnológicas inseridas na arte. Interessados nesse tema, o grupo faz a  curadoria de um evento em que quatro projetos de música-vídeo se apresentam ao mesmo tempo em espaços diferentes do galpão.  “Para nós é muito importante divulgar novos formatos de arte que estejam ligados a novas mídias, tem a ver com o nosso trabalho,” explica Rubens.

A ligação com a tecnologia é intensa e a última peça apresentada no GAG, a “WeTudo – DesEsperando Godot, é uma convergência entre performance, arte cênica e teatro digital. “É importante para nós desenvolvermos novas linguagens e criarmos conexões com grupos que falam a mesma língua,” finaliza Rubens.

O Espaço também está disponível para ensaios, palestras, fóruns e eventos. Se interessou? A porta está sempre aberta para quem quiser conhecer.

Serviço:
Grupo de Arte Global
Rua Tito , 79 – Vila Romana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3596-3671
www.gag.art.br