Heranças Negras

Por: Redação

Para celebrar a semana da Consciência Negra, o SESC Carmo realiza o projeto “Heranças Negras”, cuja programação evidencia histórias e modos da cultura negra, por meio de canções, narrativas, textos e danças.

A programação começa na segunda-feira, dia 16 de novembro, às 10 e às 15h, com o espetáculo “A Criação do Ayê”. O texto, criado por Inaiá Araújo, narra a aventura de Obatalá e Ododuá, filhos de Olorum, mito repleto de sons e cores que serve como aproximação do cotidiano do publico ao universo da mitologia afro-brasileira. Com as atrizes e arte-educadoras do Coletivo Agbalá.

Ainda na segunda, das 12h às 14h, ocorre a aula de dança “As Marcas da Africanidade em Nós”. O professor  Evandro Passos, por meio de passos de dança, destaca a afirmação das matrizes afro-brasileiras, fundamentando a formação educacional e artística do cidadão.  Esta aula acontece também nos dias 17 e 18 de novembro, terça e quarta-feira, no mesmo horário.

Já na terça, dia 17 de novembro, às 10h e às 15h é a vez da aula de artesanato “Bonecas Abayomi”, feitas de malha sem cola, costura ou qualquer estrutura interna rígida.

A boneca não possui demarcação de olho, nariz, nem boca. Brincando, cantando e trocando ideias e sentimentos, cada participante confecciona o Bebê Abayomi, aproveitando sobras de malhas. Com a Associação Abayomi – Artesãs Livres Associadas. 30 vagas.

Nas terças e quintas, dias 17, 19, 24 e 26 de novembro, das 12h às 14h, a atriz Simone Debet participa de “Histórias de Negros Brasileiros”. Ela apresenta antigas histórias de família, relatos míticos e outros casos verídicos.

Na quinta-feira, dia 19, das 12h às 14h, é encenado “O Dia em que Túlio Descobriu a África”.  O espetáculo narra a saga de Túlio, morador de um bairro pobre de São Paulo, conduzido por IDRISS, espécie de guia turístico, numa viagem através da história, da geografia e dos antigos povos da África.

A peça foi concebida a partir de oficinas desenvolvidas junto aos jovens da comunidade de Heliópolis, objetivando a formação de artistas cidadãos, consolidação, conservação e ampliação do núcleo de pesquisa teatral. Com a Cia Teatro de Heliópolis. Direção de Egla Monteiro e Miguel Rocha. Local: Praça do Poupatempo Sé.

Todas as atividades são gratuitas. O endereço do SESC Carmo é Rua do Carmo, 147, centro de São Paulo. Mais informações pelo telefone 3111-7000 ou pelo portal www.sescsp.org.br .

Por Redação