Mostra sobre o romantismo no Masp

Por Redação
25/01/2010 11:09 / Atualizado em 01/03/2010 13:36

Temas como a Natureza, o Corpo e as Paixões, a Paisagem Urbana, o Imaginário fazem parte da próxima exposição do Museu de Arte de São Paulo, o MASP. A mostra “Romantismo – A arte do entusiasmo”, estreia no dia 5 de fevereiro e fica em cartaz até o dia 8 de março. O MASP estará fechado para visitação durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2010, reabrindo na quinta-feira, 18 de fevereiro.

Claude MonetA Ponte Japonesa sobre a lagoa das Ninféias em Giverny
A Ponte Japonesa sobre a lagoa das Ninféias em Giverny

Setenta e nove obras-primas, foram escolhidas pelo curador Teixeira Coelho e divididas em nove seções. Serão apresentadas ao público num painel que reúne alguns dos maiores gênios da pintura do final do século 15 aos dias de hoje.

Para o filósofo britânico Isaiah Berlin, “o Romantismo foi a maior mudança no pensamento ocidental em todos os tempos”, aponta Teixeira Coelho. “Foi uma gigantesca e radical transformação. Mais do que uma transformação, uma revolução. Revolução contra o quê? Contra as ideias eternas e universais, contra o passado e contra o futuro”.

Serviço Educativo
Como nas mostras compostas por obras do acervo e nas exposições temporárias realizadas pelo MASP, a exposição Romantismo – A arte do entusiasmo terá um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas das redes pública e privada. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados.