Obras de Candido Portinari na Pinacoteca
Dia 10 de abril começa a exposição das obras de Candido Portinari na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A mostra reúne cerca de 60 obras, entre pinturas, desenhos e gravuras, realizadas entre 1938 e 1958.
A exposição trata das relações tecidas ao longo do tempo entre Candido Portinari e Raymundo Ottoni de Castro Maya, que resultou na acumulação do maior acervo público do pintor, com 168 obras originais do artista.
________
Você sabe quem foi Portinari? Então acesse este link e descubra.
________
O primeiro núcleo da mostra, Colecionador, traz as obras de Portinari adquiridas por Castro Maya em leilões, galerias de arte e no próprio ateliê do artista. Destaque para os trabalhos Menino com Pião,1947, O Sonho,1958, A Barca, 1941, O Sapateiro de Brodósqui, 1941, Grupo de Meninas Brincando,1940, Lavadeiras,1943, e Morro n.11, 1958.
Em Mecenas, segundo núcleo da exposição, são exibidos trabalhos e projetos especiais encomendados por Castro Maya a Portinari, como as gravuras Menino a chupar cana, Trabalhadores do engenho, Retrato de Menino, Velha Totonha e Homem a cavalo, todos realizados entre 1958-59. A última seqüência, Amigo, é composta por registros, fotos, documentos e obras que testemunham o afeto e as afinidades que uniram Portinari e Castro Maya. Destaque para a obra Retrato de Castro Maya,1943.
Todos os segmentos se complementam com documentos, fotografias e material bibliográfico. Adquiridos entre as décadas de 1940 e 1960, os trabalhos apresentados na exposição pertencem à Coleção Castro Maya, hoje o maior acervo público de obras do pintor.
Museu Casa de Portinari
Saiba mais sobre a vida e a obra de Cândido Portinari, e veja algumas de suas mais importantes obras
Assuntos relacionados às suas obras
O Trabalho no Brasil
Quais os principais fluxos migratórios no Brasil?