Clássico do terror, “Psicose” completa 50 anos e ganha mostra na Cinemateca

Há 50 anos era lançado, nos Estados Unidos, aquele que se tornaria um dos maiores clássicos do cinema. “Psicose”, do diretor inglês Alfred Hitchcock, é até hoje lembrado por sua  trilha sonora e cenas clássicas. Para comemorar,a Cinemateca Brasilera promove programação especial entre os dias 17 e 19 de agosto.

Baseado no livro homônimo de Robert Bloch, o filme conta a história de Marion Crane, jovem apaixonada que trabalha em uma imobiliária e vê a oportunidade de sua vida quando rouba dinheiro da empresa e foge, para recomeçar a vida com seu grande amor. No meio do caminho, Marion encontra a Bates Motel e sua vida muda completamente a partir desse ponto.

Divulgação
"Psicose"

Para ter certeza do sucesso do filme, Alfred Hitchcock adquiriu os direitos do livro e comprou grande parte dos exemplares, para não estragar a surpresa no final do filme. Outras curiosidades marcam o sucesso do longa: O chuveiro da cena clássica do banho, na realidade tinha dois metros de diâmetro, para que a câmera captasse os jatos d’água com maior intensidade. Além disso, a cena demorou sete dias para ser filmada, e utilizou 70 diferentes posições de câmera.

Veja a programação completa de “50 Anos de Psicose” na Cinemateca Brasileira:

17/08 – Sala Cinemateca Petrobrás

19h00 Psicose – Trailer Original | The Making Of Psycho

21h00 O Suspense Segundo Hitchcock | Psicose (1960)

18/08 – Sala Cinemateca Petrobrás

19h00 Psicose (1998)

21h00 Psicose – Trailer Original | The Making Of Psycho

19/08 – Sala Cinemateca Petrobrás

19h00 O Suspense Segundo Hitchcock | Psicose (1960)

21h00 Psicose (1998)

Veja a cena que marcou o filme:

http://www.youtube.com/watch?v=8VP5jEAP3K4

Por Redação