Exposição de negativos do cinema silencioso sueco

O setor histórico do Instituto Sueco de Cinema é depositário de uma coleção de 43 mil placas de vidro oriunda da AB Svensk Filmindustri – e de sua predecessora, a AB Svensk Biografteatern – que registram a produção sueca de 1911 a 1967.

divulgação
"Feitiço dos Tempos"

Um enorme projeto iniciado em 2007 pretendia fazer a digitalização de todas essas imagens, mas a tarefa revelou-se acima das possibilidades orçamentárias. Diante disso, priorizou-se a digitalização de todos os negativos referentes ao periodo do cinema silencioso sueco e às produções de Ingmar Bergman, tendo em vista as solicitações relativas ao trabalho de Bergman.

A exposição que apresentamos foi feita mediante a sugestão do curador da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso de que Jon Wengström selecionasse imagens captadas durante a filmagem de trabalhos que apresentamos na IV Jornada. A qualidade dessas imagens nos desperta um enorme desejo de ter contato com o maior número possível delas – e de comparar os esforços de realização suecos com os que realizávamos no Brasil no mesmo período

Por Redação