Grande festa de abertura acontece sexta, 1, em frente a Galeria Olido
Programação privilegia manifestações da cultura independente e fortalece a diversidade cultural
Intercâmbio cultural, alma cosmopolita e pluralidade artística permeiam a 2° edição do Festival Outubro Independente. Opulência e criatividade tomarão conta do centro de São Paulo em 1º de outubro. Uma festa em frente a Galeria Olido, realizada em parceria com o projeto VOODOOHOP e baseada no conceito europeu “squat party”, inaugura o festival. A exibição do filme “Pixo” de João Wainer e Roberto T. Oliveira na Galeria Olido, às 19h30, dá início às atividades.
Os alemães da banda berlinense “rock’n’disco” Kissogram,” ganhadores do selo de melhor CD das revistas especializadas DJ Mag e Mix Mag, garantem a diversão. A celebração continua ao som eletrônico do berlinense Shir Khan, um dos expoentes do electro e cabeça do selo Exploited, dos DJs brasileiros Camilo Rocha, Lúcio Ribeiro, André Pomba e Dolores, da parisiense Souksouklow e muitos outros.
O projeto Código 11 dos artistas multimídia Gerfried Gaulhofer e Thomas Haferlach, é mais uma atração. As projeções incorporam 3D Mapping para iluminar a estrutura do prédio da Avenida São João que se transforma em um grande equalizador interagindo com o som dos músicos da noite. O público participa mandando mensagens pelo celular que aparecem em grande formato como pixações na fachada do prédio.
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
Concebido no CCJ (Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso) em 2006 ainda como CCJ Independente e alicerçado pela diversidade de linguagens e pela abertura de espaços e apoio aos artistas independentes, o Festival Outubro Independente, subsidiado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, amplia seus horizontes.
A Galeria Olido, as ruas do Centro, as bibliotecas Alceu Amoroso Lima, Cora Coralina, Érico Veríssimo, Rubens Borba de Moraes e o Centro Cultural São Paulo sediarão os quase 100 eventos distribuídos nos 31 dias de festival cingidos pela música, artes, literatura, cinema e debates. Com ingressos gratuitos ou a preços módicos, o evento atende os anseios de todas as tribos. O Outubro Independente segue até 31 de outubro.
Da cena musical brasileira, são destaques: o encontro das bandas pernambucanas Eddie e Mombojó, no CCJ dia 2, e dos irmãos Arrigo Barnabé, com o duo Clara Crocodilo, e Paulo Barnabé, com a Patife Band, no dia 12; e as apresentações do sexteto de Brasília Satanique Samba Trio e da banda cearense Cidadão Instigado que tocam no CCSP nos dias 16 e 17, respectivamente.
Além de abarcar grandes artistas brasileiros dos diversos mundos da arte, o festival trará pela primeira vez ao Brasil o sound system de Jah Shaka, grande mestre da cultura e sonoridade jamaicana reconhecido no mundo todo. Sua apresentação será na rua, em frente ao CCJ, no dia 24. No dia 16, o CCJ recebe Chali 2na, destaque na cena hip-hop e barítono do lendário Jurassic 5. No dia 30, o CCSP apresenta a mistura de ska, dub e eletrônico da banda The Eternals, com show de abertura do Hurtmold.
Debates literários propõem relações entre diferentes escritores que buscam formas alternativas de produção e distribuição. Os meios de produção e distribuição serão abordados também durante ciclo de debates que acontece nos dias 08 e 16, no CCSP. O festival apresenta ainda uma série de mostras de Cinema Independente, com mais de 30 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, exibidos no CCSP e na Galeria Olido.
Os organizadores ressaltam também que é desígnio apoiar os grandes festivais e serem apoiados por eles, já que a finalidade é disseminar a arte independente no Brasil. E a melhor forma é unir forças.
Acompanhe a programação: www.centrocultural.sp.gov.br/outubroindependente
Festa de abertura na Olido
Dia 1, sexta, das 19h30 às 5h, com entrada Catraca Livre: projeções com celulares, sets de DJs de várias partes do mundo, performances, live paiting, sound system e intervenções sonoras farão parte da festa de abertura do evento Outubro Independente 2010. Em parceria com o coletivo Voodoohop, a festa tomará conta do centro velho de São Paulo durante toda a madrugada de sexta pra sábado. A exibição do filme “Pixo” na Galeria Olido, às 19h30, abre a programação.
Show: Kissogram (Berlim).
DJ´s: Shir Khan (Berlim), Camilo Rocha, Dolores, Tomash, Souksouklow (Paris) e muitos outros.
Projeções: Código 11 Projeções (Sms Pixação + Sound Visualization)
Intervenções sonoras: Barulho.org