Começa hoje mostra online do evento

Por: Catraca Livre

Na sua trigésima quarta edição a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo traz preciosidades para o público paulistano. Mas, também, amplia sua transmissão pela web para conquistar os cinéfilos de todo o país.

Nesta edição, mais pessoas vão ter a oportunidade de assistir aos mais de quatrocentos filmes.  Agora, o acesso em “streaming” (sem download) estará disponível para os 500 primeiros acessos. Poderão ser vistos filmes como o último longa de Sofia Coppola premiado em Veneza, o trabalho mais recente de Woody Allen, entre outros.  Acesse

The Auteurs/Mubi é a maior comunidade online de filmes independentes e clássicos de todo o mundo, com filmes incluídos no acervo por cinéfilos. Fundada em 2007, é patrocinada pela Celluloid Dreams, a maior produtora de cinema independente do mundo; a Criterion Collection, maior selo internacional de DVDs de arte; e a Costa Films. É parceira exclusiva da World Cinema Foundation, fundação para a preservação de filmes presidida por Martin Scorsese. Tem escritórios em Palo Alto (EUA), Nova York, Paris e Londres.

Como ficará conhecida a34ª Mostra Internacional de Cinema? Antes mesmo de seu início, o evento já se tornou uma das maiores homenagens ao centenário do cineasta japonês Akira Kurosawa.

Em seus destaques está  a nova produção de Manoel de Oliveira “O Estranho Caso de Angélica”, coproduzido pela Mostra.

São mais de 450 títulos que serão exibidos em duas semanas de festival em mais de vinte espaços diferentes.

O cartaz do evento é dupla face, com duas artes: de um lado, o trabalho assinado pelo cineasta alemão Wim Wenders; do outro, um dos storyboards de uma das produções do cineasta japonês Akira Kurosawa. “Teremos a melhor comemoração do centenário de Kurosawa”, destacou Leon Cakoff, idealizador do evento.

Kurosawa

A exposição dos storyboards dos filmes do diretor estarão em cartaz no Instituto Tomie Othake. Além disso, será lançado pela editora Cosac Naify, “À Espera do Tempo- Filmando com Akira Kurosawa”.

O evento traz também a o oportunidade única com a exibição do clássico restaurado “Rashomon”.

Para ir de bicicleta

Outra grande novidade do evento é o roteiro de bicicleta. Com o intuito de integrar todo o circuito de cinema da Mostra, serão disponibilizadas bicicletas para quem quiser ir de uma sala a outra. O serviço será pago.

Festival Online

Exposição Kurosawa

80 storyboards originais concebidos para os filmes “Kagemusha” (1980), “Ran” (1985), “Dreams” (1990), “Rhapsody in August”, “Madadayo” (1993) e “The Sea Watches” (2002). Antes de São Paulo, os storyboards só foram exibidos no Tókio Metropolitan Museum of Photography. A exposição fica em cartaz no Instituto Tomie Ohtake de 22 de outubro até 28 de novembro.

Outra exposição em destaque na 34ª Mostra é a intitulada Lugares, Estranhos e Quietos, que trará fotografias inéditas do cineasta alemão Wim Wenders, que montará pessoalmente as fotos. A exposição será realizada no Masp, de 20 de outubro a 9 de janeiro de 2011.

Exposição Wim Wenders

Dentro da programação da 34ª Mostra, em parceria com a editora Imprensa Oficial, o evento lança o livro de fotos de Wim Wenders: “Lugares, Estranhos, Quietos e Tranquilos”. O cineasta alemão terá ainda a exibição de alguns dos títulos da sua filmografia na programação da 34ª Mostra, entre eles “Paris, Texas” e “Asas do Desejo”.