Semana Ticket Cultura & Esporte

Programação do evento, que vai de 5 a 15 de novembro, reúne mais de 200 atrações gratuitas, em todas as regiões da cidade

A Semana Ticket Cultura & Esporte chega à sua 4ª edição reunindo mais de 200 atividades gratuitas nas áreas de circo, música, cinema, teatro (infantil e adulto), artes visuais, incentivo à leitura, educação ambiental e esporte. Entre os dias 5 e 15 de novembro de 2010, a 4ª Semana Ticket Cultura & Esporte traz o conceito “A cidade é um espetáculo”, enfatizando a distribuição de atividades em diversas regiões da capital paulista.

Nossos destaques

Espetáculo Circo Zanni
De 05 a 15 de novembro – Segunda a Sexta, às 15h / Sábados e Domingos, às 17h e sessão extra no dia 07/11, às 19:30
Espaço rua Augusta esquina com rua Caio Prado (Consolação)

O espetáculo apresenta um panorama sobre o repertório dos sete anos de trajetória do Zanni. São atrações que se tornaram emblemáticas durante este período, reunindo apuro técnico, originalidade e grande empatia com o público. Acrobacias aéreas e de pista, equilíbrio, malabarismo e comicidade envolvidos por uma estética inconfundível e embalados pela vibrante banda do Circo Zanni.

Traditional Jazz Band
Dia 14 de novembro, às 13h30 – Praça Victor Civita
Rua Sumidouro, 580

Há mais de quatro décadas a Traditional Jazz Band, mantém vivas as raízes do gênero no Brasil. O grupo é formado por Alcides Lima “Cidão” (bateria e washboard), Edo Callia (piano), Eduardo “Dudu” Bugni (banjo e violão), William Anderson (trombone), Carlos Chaim (contrabaixo), Austin Roberts (trompete) e Marcos Mônaco (clarinete, sax-alto, sax-tenor, sax-soprano e flauta). A TJB já realizou centenas de apresentações no exterior, incluindo participações de destaque em vários festivais de jazz na cidade norte-americana de New Orleans, na Califórnia, em Washington e Boston, e em outros países como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. Seu repertório é formado

Dani Gurgel & Michi Ruzitschka
Dia 10 de novembro, às 13h – Praça Victor Civita

A cantora e compositora Dani Gurgel faz música brasileira moderna. Elementos de todo o mundo são alinhavados pela linguagem jazzística, as harmonias sofisticadas e a incansável busca pelo que há de novo. A influência de cantoras-instrumentistas é marcante em sua voz. Austríaco radicado no Brasil desde 2003, o violonista Michi assinou composições e arranjos – ao lado de artistas como Elba Ramalho, Chico César, Paulinho Mosca, Moreno Veloso, Toninho Ferragutti, Thalma de Freitas, Kiko Dinucci e Tatiana Parra, entre outros.

Tatiana Parra & Conrado Goys
Dia 12 de novembro, às 13h – Praça Victor Civita

Dona de uma voz cristalina, afinação perfeita, forte presença de palco e sólida formação musical, Tatiana Parra começou a carreira aos cinco anos sendo conhecida e admirada no meio musical por participações em shows e discos de artistas como Ivan Lins, Omara Portuondo, Rita Lee, Toquinho, Chico Pinheiro, Sandy & Júnior e André Mehmari. Guitarrista, violonista, compositor e arranjador, Corado Goys já tocou com nomes como Pedro Mariano, Cesar Camargo Mariano, Luisa Possi, Emilio Santiago, entre outros.

Espetáculo “A Odisseia de Arlequino”
Teatro Infantil

• Dia 05 de novembro – sexta, às 10h30 e 14h. CEU Água Azul

• Dia 07 de novembro – domingo, às 11h. Praça Victor Civita – Rua Sumidouro, 580 – (11) 3031-3689

• Dia 08 de novembro – segunda, às 10h30 e 14h. CEU Cidade Dutra

• Dia 09 de novembro – terça-feira, às 10h30 e 14h. CEU Aricanduva

• Dia 10 de novembro – quarta-feira, às 10h30 e 14h. CEU Feitiço da Vila

• Dia 11 de novembro – quinta-feira, às 10h30 e 14h. CEU Três Lagos

• Dia 15 de novembro – segunda-feira, às 10h30 e 14h. CEU Vila Atlântica

Sinopse – A peça se passa em Veneza e em Turim. Arlequino está em Veneza, desolado. Viajou para lá a trabalho, para ser gondoleiro, mas a sua canoa estava literalmente furada. Não agüenta mais tanta água, não sabe nadar e quer voltar para sua terra firme, Turim, onde deixou sua mulher Esmeraldina. Sem dinheiro para voltar para casa, vê um cortejo que passa na sua frente e o acompanha para ver o que está acontecendo.

Descobre que o cocheiro da Trupe Teatral de Turim morreu, e que Pantalone, o diretor da Trupe está à procura de alguém para fazer o serviço. Arlequino participa do enterro, faz um discurso e diz que foi um grande amigo do cocheiro, e que seu amigo só ficaria feliz se ele os conduzisse de volta para Turim. Pantalone aceita Arlequim como o novo cocheiro, mas diz que como ele era amigo do falecido, os levará de coração, sem salário. Arlequino aceita contanto que eles se responsabilizem por todas as suas refeições.

Espetáculo “O Doente Imaginário” (adaptação da obra de Molière)

• Dia 05 de novembro – sexta-feira, às 10h30 e 14h. CEU Uirapuru

• Dia 06 de novembro – sábado, às 12h. Praça Victor Civita – Rua Sumidouro, 580 – (11) 3031-3689

• Dia 09 de novembro – terça-feira, às 10h30 e 14h. CEU Jambeiro

• Dia 10 de novembro – quarta-feira, às 10h30 e 14h. CEU Navegantes

• Dia 11 de novembro – quinta-feira, às 10h30 e 14h. CEU Quinta do Sol

• Dia 12 de novembro – sexta-feira, às 10h30 e 14h. CEU São Mateus

• Dia 16 de novembro – terça-feira, às 10h30 e 14h. CEU Casa Blanca

Sinopse – A comédia conta a história de Argan, um velho sovina e hipocondríaco, que quer casar a filha mais velha com um estudante de medicina, para que possa ter no genro uma conveniente ferramenta a serviço de sua mania de doenças. Ocorre que a filha, a jovem Angélica, é apaixonada por Cleanto, um jovem sem profissão definida, mas muito mais provido de encantos que o desajeitado Tomás, o pretendente, escolhido pelo pai da moça. Para livrar-se da inconveniência do partido imposto por seu pai, Angélica irá contar com a ajuda de três empregadas muito astutas, além da contribuição indireta de uma tia que tem muito apreço pela moça.

Diversas situações cômicas dão o tom e o ritmo para esse texto que é um dos mais sagazes, escrito no auge da maturidade artística de Moliére, em que deflagra uma enfática crítica contra a pretensão dos médicos e outros profissionais da saúde, além de apontar suas armas para outras áreas da atuação humana consideradas por ele como falastrice, como, por exemplo, o direito.

Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM

De 05 a 14/11 das 10h às 18h. Visitas monitoradas mediante agendamento pelo telefone (11)5085-1313

Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral s/nº, portão 3

Festival de Jardins do MAM no Ibirapuera
Curadoria: Felipe Chaimovich

Um dos mais importantes eventos de paisagismo do mundo, o Festival Internacional de Jardins de Chaumont-sur-Loire, ganha pela primeira vez versão fora da França, produzida pelo MAM de São Paulo, no Brasil. A mostra tem curadoria de Felipe Chaimovich e colaboração da Secretaria do Verde e do Meio ambiente de São Paulo e do Domaine de Chaumont-sur-Loire. Na exposição, o público poderá apreciar Jardins inspirados no tema alimentação, criados por treze artistas franceses e brasileiros, a partir de duas interpretações sobre o assunto: alimentação do corpo ou do espírito. A questão foi bordada poeticamente como uma reflexão sobre os desafios da alimentação mundial.

Programação por atividade:

Circo
A lona do Zanni, um dos mais respeitados grupos circenses da nova geração, vai apresentar gratuitamente o seu espetáculo. A trupe, que participa da iniciativa desde a 2ª edição, busca por meio da plasticidade, performance técnica, comicidade e da música ao vivo, conduzir o público ao universo do circo.

Música
A diversidade de gêneros marca a programação musical da Semana. Sobem ao palco da Praça Victor Civita a Traditional Jazz Band – que há mais de quatro décadas mantém vivas as raízes do jazz no Brasil – além dos Trios liderados por Nelson Ayres e Michel Freidenson. Já o grupo de música de câmara Zauberflöte Ensemble irá mostrar, no auditório do MASP, desde obras clássicas do repertório erudito, passando por composições de artistas brasileiros e tangos argentinos. A música popular estará representada por shows também na Praça Victor Civita com os duos (voz e violão) Dani Gurgel e Michi Ruzitschka, Verônica Ferriani e Chico Saraiva, Tatiana Parra e Conrado Goys, além de Paula Mirham e Wagner Barbosa.

Durante os onze dias da 4ª Semana Ticket Cultura & Esporte, serão exibidos oito longas-metragens nacionais, sendo quatro infantis. A mostra de cinema da Semana tem o propósito de valorizar a produção nacional e traz sucessos de bilheteria como “Cine Cocoricó – Uma Aventura na Cidade”, “Os Porralokinhas”, “O ano em que meus pais saíram de férias”, “Romance”, “Menino da Porteira” e “Besouro – nasce um herói”, além de diversos episódios do desenho animado “Peixonauta”, primeira série de animação brasileira que faz sucesso em 62 países.

Teatro
Infantil – Serão três opções de espetáculos infantis gratuitos: “O Doente Imaginário”, “A Odisséia de Arlequino” e “O Cortesão e o Tempo”, com o grupo Cia da Revista, da premiada adaptadora e dramaturga, Marília Toledo. As peças serão encenadas na Praça Victor Civita e em unidades dos CEUs. Adulto – A Cia da Revista também estará por trás das montagens para o público jovem e adulto. Serão dois espetáculos: “Amor de Servidão” (vencedor do Prêmio Shell) e “O Buraco” que, também, serão apresentados em unidades dos CEUs.

Artes Visuais
Por conta da participação na 4ª Semana Ticket Cultura & Esporte, o MAM vai abrir as portas gratuitamente para as exposições de Ernesto Neto e de Raymundo Colares, além do Festival de Jardins. Todas elas possuem serviço de monitoria desde que previamente agendado com o museu.

Incentivo à Leitura
Na edição de 2010, a Semana contará com o projeto itinerante Biblioteca Móvel Itapemirim, um ônibus que viaja o Brasil, incentivando a leitura e promovendo o acesso à informação e desenvolvendo várias atividades como empréstimos de livros para leitura local, rodas de leitura, histórias com fantoches, oficinas lúdicas, capacitação de multiplicadores voluntários, entre outras. Durante a Semana, a biblioteca móvel visitará quatro unidades dos CEUs e, no dia 15 de novembro, estará na Praça Victor Civita, das 9h às 17h.

Por Redação