“Nos Jardins do Éden” reúne imagens de viagens

“Nos Jardins do Éden” reúne 60 fotografias realizadas por Christian Cravo (Salvador, 1974) no Haiti, ao longo de mais de 20 viagens do fotógrafo ao país da América Central a partir de 2001 até a atualidade. As fotos foram selecionadas de seu terceiro livro Nos Jardins do Éden, que será lançado em São Paulo na abertura da exposição, contendo a série completa do fotógrafo sobre o Haiti.

São imagens registradas no período anterior e posterior ao grande terremoto. Contudo, neste ensaio, o que interessa primordialmente a Christian Cravo é investigar os rituais dos peregrinos do Vodu, religião oficial haitiana, e, sobretudo, produzir um testemunho compromissado com o povo e a beleza do interior do país.

Conforme descreve o crítico norte-americano Edward Leffingwell no livro, o fotógrafo acompanhou o percurso que, nos últimos 150 anos, os peregrinos do Vodu vêm realizando pelo país com suas práticas de purificação e cura. Christian passou por Grota de São Francisco de Assis, uma cova histórica localizada perto do povoado de Saint-Michel de l´Atalaye, onde são feitas oferendas, esteve nas cascatas e cachoeiras de Sodo, perto de Ville Bonheur, ao norte do que agora são as ruínas da cidade de Port-au-Prince.

Participou ainda da festa de São Jacques em Plaine-du-Nord, na qual os devotos se juntam em torno de uma poça de lama e através de transes e convulsões glorificam o sacrifício com o derramamento de sangue de animais domésticos. E, finalmente, conheceu a manifestação à Santa Philomena, patrona dos viajantes em Bord-de-Mer-de-Limonade.