Zig Zag Moda e Arte faz parte da programação paralela do SPFW

Para ilustrar o circuito alternativo do maior evento de moda da cidade de São Paulo a professora do Centro Universitário Senac, Cristiane Mesquita, promove a 9º Edição do Zig Zag Moda e Arte, que acontece de 26 a 29 no Museu de Arte Moderna (MAM).

Dentro da programação estão palestras, workshops, desfiles e ateliês, todos com entrada Catraca Livre. Veja a programação completa da mostra:

Dia 27

27 de Janeiro

11-13H
Auditório: Desfiles Incríveis – A Noite dos Desesperados
Alexander McQueen – primavera/verão 2004
Comentários: Dante Marcello Gallian (docente e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da EPM-UNIFESP) e Luciano Bedin da Costa (psicólogo e doutor em Educação)
Mediação: Suzana Avellar (pesquisadora em moda e novas tecnologias)

14-17H
Ateliê: Oficina Transitiva – Generator: deformador digital para construção de roupas
Julia Valle (estilista)
A oficina explora e exercita a modelagem plana para a criação e a produção de roupas e objetos, realizadas a partir do software Generator. Estimula a renovação de processos criativos que considerem variáveis como flexibilidade, improviso e acaso.
14H
Auditório: Mostra de documentários – Universos paralelos
Gentileza (dir. Dado Amaral e Vinícius Reis, 1994 – 9’20’’)
Porr Gentileza (dir. Dado Amaral, 2002 – 14’10’’)
Conversa com o diretor Dado Amaral

Dia 28

28 de Janeiro

11-13H
Auditório: Desfiles Incríveis
Lino Villaventura – primavera/verão 2009, Ronaldo Fraga – Objeto não identificado e Pina Bausch – outono/inverno 2010 Veronica Stigger (escritora e crítica de arte) e Fanny Feigenson (pesquisadora de desing e moda)
Mediação: Patricia Sant’Anna (pesquisadora de moda)

14-17H
Auditório: Oficina Transitiva – Sentidos paralelos
Geraldo Lima (designer e pesquisador)
A oficina propõe que visão e tato trabalhem simultaneamente na construção de estamparia em relevo, sobre papel ou tecido, com o uso de técnicas como colagem, bordado e pintura, sobre materiais diversos.

14-17H
Ateliê: Oficina Transitiva – Impossível possível: conexões sonoras
Daina Leyton (coordenadora do setor de acessibilidade do MAM-SP) e Leonardo Castilho (educador e produtor cultural do MAM-SP)
Explorando os aspectos visuais e sensoriais, o corpo vibra, fala e se comunica. A oficina propõe uma reflexão sobre diversas conexões e linguagens artísticas que transcendem o senso comum e conectam os cinco sentidos, de modo que as limitações se tornem potencialidades. Para diferentes sons, os participantes produzirão imagens em fotografia ou vídeo.

Dia 29

29 de Janeiro

11-13H
Auditório: Conversas Transversais – Vidas em processo
Grupo Gezz (Juliana Bertolini, Marion Velasco, Thais Graciotti) – grupo de estudos Ziguezague (mestrado em design da Universidade Anhembi Morumbi) e Rosane Preciosa (pesquisadora em design e moda)
Mediação: Eduardo Motta (editor e consultor de moda)

14-17H
Ateliê: Oficina Transitiva – Desconstrução/reconstrução: A ressurreição das roupas (IN.USE)
Agus Comas (estilista)
A oficina propõe descontextualizar, desconstruir e reconstruir roupas buscando diferentes formas de conceber sua constituição. Estimula a percepção do corpo como escultura cinética e a tomada das roupas, em si mesmas, como inspiração.

14H
Auditório: Mostra de documentários – Universos paralelos
O Prisioneiro da Passagem (dir. Hugo Denizart, 1982 – 30’)
Conversa com o diretor Hugo Denizart.

Por Redação