As diferentes imagens de uma mesma festa

Por: Redação

Premiada fotógrafa, Catherine Krulik reuniu mais de cem imagens sobre as múltiplas manifestações regionais do Carnaval. “Carnavais do Brasil” foi editado pela Grão Editora. O lançamento acontece na quinta-feira, 24, na Livraria Cultura de Recife- Paço Alfândega.

A fotógrafa busca em cada uma das imagens sintetizar o encantamento, felicidade e comoção que o carnaval provoca nos cidadãos brasileiros, não se limitando somente ao carnaval espetacular – aquele que atrai turistas do mundo inteiro – mas sim, ao carnaval de raiz do Maracatu ao Afoxé. Para Diógenes Moura, escritor e curador de fotografia, também autor do prefácio da obra, “Carnavais do Brasil” entra numa segunda camada da fotografia. “Olhem bem para as fotografias de Catherine Krulik. Mergulhem nessa segunda camada para tentar descobrir porque não somos tão somente o país do Carnaval. E porque, mesmo assim, sabemos bordar com sangue, suor e cerveja a fantasia que poderá ir do ontem ao muito além”, destaca.

O resultado de mais de uma década de pesquisa e muito trabalho perpassa pelos carnavais de Recife e Olinda; Zona da Mata de Pernambuco; Rio de Janeiro; São Luís Maranhão; Salvador e São Paulo. “Comecei a fotografar o carnaval em 1995 quando fui para Ouro Preto, mas a ideia de um projeto mais amplo surgiu mesmo em 1997, quando passei por Olinda e Recife. Depois segui para o Rio de Janeiro, onde fiz a minha maior descoberta, inebriada pelas maravilhosas cores na passarela! Concluí o projeto catorze anos depois – em fevereiro de 2010, fotografando a folia paulistana”, afirma Catherine.

Veja imagens do livro

Por Redação