“Mulheres dos Outros” pelo artista Eduardo Muylaert
Eduardo Muylaert exibe na na Fauna Galeria imagens recriadas de antigos nus eróticos femininos, sob curadoria de Eder Chiodetto
Ao se apropriar de uma antiga e abandonada coleção de fotografias de mulheres nuas, o artista paulistano Eduardo Muylaert gerou, por meio de diversas operações que deram um novo e original contexto às imagens, o ensaio “Mulheres dos Outros”, que será exposto na galeria Fauna a partir de 15 de fevereiro até 19 de março. E no dia 26 de fevereiro, às 17h, acontece um bate-papo com o artista.
Colecionador e pesquisador ávido por imagens e equipamentos antigos de fotografia, Eduardo Muylaert encontrou em uma feira de antiguidades em São Paulo uma pequena caixa de cromos com uma única descrição: nus artísticos. No interior da caixa quase uma centena de cromos de cinco ou seis décadas atrás exibiam o erotismo comportado da época. Mulheres nuas, ícones de beleza do passado, que agora tentam sobreviver sob colônias de fungos, e riscos em virtude do péssimo estado de conservação das imagens.
Novos cortes, restauração e reinvenção da carga cromática, readequação dos contrastes e ampliação de detalhes se alternaram nesta espécie de arqueologia que pautou o processo criativo de Muylaert.
- Sesi-SP abre 6.000 vagas em cursos gratuitos na capital
- Cada cigarro rouba 20 minutos de vida dos fumantes, alerta estudo
- Fábricas de Cultura no ABC abrem quase 3 mil vagas para mais de 100 cursos gratuitos em 2025
- Campeonato de Cubo Mágico, teatrinho e música marcam as férias do Golden Square
Ao final do processo fica sublinhado nas imagens o embate entre o registro fotográfico que resiste em manter a sedução do referente e o inevitável processo de apagamento que o tempo impõe à película. Cabe ao artista que refotografa e recicla velhos arquivos dar-lhes um novo significado, no qual ícones do passado ganham um novo e inesperado sentido por meio de uma visão contemporânea transformadora. Como numa alquimia, o erotismo retrô das imagens antigas encontra ressonância, após as intervenções de Muylaert, na beleza clássica das esculturas gregas.
Confira algumas imagens da exposição