Consulta virtual facilita acesso ao saldo ativo do FGTS

O FGTS disponibiliza consulta online, tornando mais fácil para os trabalhadores acessarem e acompanharem o saldo da poupança trabalhista

A notícia mais esperada do FGTS acaba de chegar
Créditos: Agência Brasil
A notícia mais esperada do FGTS acaba de chegar

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma importante reserva financeira para trabalhadores com carteira assinada, que contribuem mensalmente para a poupança trabalhista.

Para facilitar o acesso e acompanhamento desses recursos, o FGTS oferece uma forma conveniente de consulta virtual, permitindo que os titulares verifiquem seus saldos de maneira prática.

Diversas modalidades de saque

O FGTS disponibiliza mais de 10 modalidades de saque, abrangendo situações como rescisão, saque-aniversário, aposentadoria, calamidade, entre outras.

Cada uma dessas modalidades atende a circunstâncias específicas, proporcionando aos trabalhadores a flexibilidade necessária para utilizar seus recursos de acordo com suas necessidades.

Antes de compreender como realizar a consulta virtual, é fundamental entender que o empregador é responsável por recolher uma alíquota mensal de 8%, calculada com base na remuneração do trabalhador.

Esse fundo foi estabelecido pela Lei nº 5.107 em 1967, visando assegurar estabilidade financeira aos trabalhadores sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Baseado no Tempo de Trabalho

O FGTS funciona como um fundo alimentado pelos trabalhadores, destinado a conceder indenização em casos de rescisão de contrato de trabalho. Essa indenização inclui dois componentes principais: o próprio FGTS e a multa do FGTS.

No Brasil, empregadores que dispensam um empregado sem justa causa ou não renovam o contrato nas mesmas condições têm obrigações quanto às verbas rescisórias.

Essas verbas incluem o FGTS, que é depositado mensalmente durante o período de emprego, e uma multa correspondente a 40% do saldo do FGTS, paga como compensação ao trabalhador.

Agora, para garantir maior controle sobre esses recursos, veja o passo a passo para realizar a consulta virtual.

Passo a Passo da consulta virtual ao FGTS

  • Acesse o site oficial do FGTS ou utilize o aplicativo disponível para dispositivos móveis.
  • Faça login utilizando suas credenciais, como número do NIS (PIS/PASEP) e senha.
  • Após o login, selecione a opção de consulta de saldo.
  • Visualize seu saldo ativo do FGTS, acompanhando as informações detalhadas sobre seus recursos disponíveis.