Cláudio Caropreso expõe na Gravura Brasileira
A galeria Gravura Brasileira abre nova exposição a partir do dia 19 de abril. A mostra “Caropreso procura-se” traz as obras do artista Cláudio Caropreso e a entrada é gratuita.
Confira trecho do texto de Luiz Bagolin, curador da mostra.
“Caropreso procura-se!”quem viu morreu, disse a curadora”; “das schweigen von Marcel Duchamp”: _ “Procura-se uma expressão”! Silêncio, meu caro, procura-se.
Mas a aula de desenho não é mais a mesma. Basquiat atravessou o caminho de Kirchner, e com ele rodaram os signos do consumo, os altos e os baixos, pela ladeira da memória, os restos das mortalhas e dos trecos embalados aludindo por ironia às latinhas de sopa Campbell, ao Brillo, ao pop da periferia, da rua em que a tabuleta vende a costela e o tablóide, a carne das modelos gostosinhas.
Procura-se em vão uma clareza quanto aos significados que se esgueiram entre as imagens pressupondo que a comunicação seja fácil, que o convívio seja possível, que a sociedade tenha sentido. Esquivo, Caropreso liberta-se das convenções que cercam a prática artística assim chamada contemporânea, porque denuncia a vagueza de suas referências, estripando a matriz perdida deixando depois a definição de nesgas de cor ou de rasuras sobre o branco.”