O fotojornalismo em pauta

Por: Redação

O jornal inglês “The Guardian” publicou, recentemente, em galeria de foto o lançamento do livro “People in Trouble Laughing Pushed to the Ground” (tradução não literal para Pessoas em Dificuldade Riem Enquanto são Empurradas ao Chão) que traz imagens do conflito na Irlanda do Norte.

Veja aqui galeria de imagens do The Guardian

Em seu texto, o jornalista e autor da matéria “Virando o Fotojornalismo de Cabeça para Baixo”, Sean O´hagan, escreve que em recente entrevista, os autores do livro descrevem o fotojornalismo como “um gênero fotográfico em crise”.

Os autores Adam Broomberg e Oliver Chanarin do novo livro reúnem imagens fragmentadas do conflito na Irlanda do Norte e, a partir do ensaio, incendeiam a prática do fotojornalismo.

“Soldados inclinando-se, apontando, alcançando. Uma mulher varrendo, balões escapando. Caixões descendo. Garoto de pé. Luto. Cadeira balançando. Criança Fumando. Abraçando-se. Criaturas latindo. Carros incendiando-se. Helicópteros voam. Rostos. Figuras Humanas. Formas. Pássaros. Estruturas deixadas em pé, caindo…“

O arquivo “The Belfast Exposed” ocupa um pequeno quarto no primeiro andar da Donegal Street e contém mais de 14 mil fotos em preto e branco, que eternizam os problemas na Irlanda do Norte. São imagens tiradas por fotojornalistas e fotógrafos “civis”, que buscaram documentar protestos, funerais e atos de terrorismo assim como também o cotidiano do irlandês tomando chá, casais se beijando, assistindo o passar de trens e assim por diante.

Por Redação